Eder Ferreira, ator - livro Potência Popular Carioca - Ana Stewart e Daniela Dacorso
Eder Ferreira, ator - livro Potência Popular CariocaAna Stewart e Daniela Dacorso
Por Brunna Condinni

Rio - Aos 26 anos, Thuany Parente tem trajetória formidável em musicais (esteve em 'Um Violinista No Telhado', 'Todos Os Musicais de Chico em 90 Minutos' e 'Hair'). E estreia na TV como a Alice de 'Apocalipse', que leva vida dupla - é cantora na noite, esconde da família, mas acaba sendo descoberta pelo namorado, que rompe com ela.

O DIA: Como aconteceu o convite para novela?

THUANY: A produção entrou em contato com meus agentes, Fernando Garcia e Giselle Monteiro, em busca de atrizes-cantoras. Eles viram meu material (vídeo-book, fotos, vídeos cantando) e me escolheram a partir disso. Quase tive um treco quando soube que estaria em 'Apocalipse'. Estava na casa da minha ex-sogra e não parava de pular. Ela me perguntava: "Mas o que foi, menina?" e eu falando no telefone.

Como foi seu caminho até estrear em novelas com 'Apocalipse'?

Comecei a estudar teatro aos 7 anos e todas as minhas brincadeiras de criança fizeram sentido. Entendi que aquela era minha vocação. Aos 14, meu curso de teatro resolveu montar um musical e me descobri cantora também, por acaso. Mergulhei no universo do teatro musical e fiquei completamente apaixonada. Fiz meu primeiro musical com 18 anos e de lá pra cá, não parei mais. Mas sempre tive vontade de fazer televisão. Ainda era um ambiente desconhecido para mim.

Fale das alegrias e das dificuldades dessa estreia.

A alegria foi enorme! Esse foi o primeiro Natal que a família não perguntou: "E aí, quando vamos te ver na TV?" (risos). Sempre sonhei em fazer televisão, acho meio inevitável num país que tem essa cultura de telenovela tão forte. É muito bacana trabalhar com gente que admirava do outro lado da tela. Sempre fui fã da Samara Felippo e hoje ela interpreta minha prima, por exemplo. A minha maior dificuldade foi me adaptar à linguagem das câmeras, que é muito diferente da teatral. Às vezes, uma simples franzida de sobrancelha já muda completamente o sentido do que você quer passar. E você também não pode se deslocar muito, senão sai de quadro. É um exercício diário.

Na trama, a Alice mente por medo da não aceitação da carreira artística por parte dos pais e do namorado (Tiago, interpretado por Rafael Sardão)?

Isso. Ela teve medo de ter que optar entre magoar a família ou abandonar seu sonho. Às vezes, criamos situações nas nossas cabeças antecipando um problema que não necessariamente existiria. Não acho que o Tiago se incomodaria tanto com a Alice, sendo ela uma cantora. Mas seria mais complicado com a família, com certeza.

Acha que a atitude dele com ela foi machista?

Não sei. Vejo uma pessoa muito magoada por ter sido enganada por alguém em quem confiava cegamente. Isso dói muito, independente da razão. Mas há muitos comentários machistas em redes sociais. Tiago veio de um passado muito complicado, ele se afundou nas drogas, virou uma pessoa extremamente perdida - até o pai ele agrediu - e as pessoas torciam por sua redenção. Agora, com a Alice é diferente, muitos torcem para ela ser castigada. Por que admiram uma história de superação de um homem e não desejam o mesmo para uma mulher? Por que ela não pode reconhecer seu erro e buscar uma forma de repará-lo? Li coisas como: 'Espero que morra'. Se o Tiago tem uma história de superação, mais um motivo para ele perdoá-la e ajudá-la.

Ela acabou mentindo para todos. Você perdoaria uma mentira? Já perdoou?

Olha, tento ser o mais sincera possível com quem amo e espero o mesmo. Mentira é uma coisa que me magoa muito. Eu tenho meu tempo para digerir isso. Às vezes, é bem longo. Não dá pra generalizar, cada caso é um caso. Mas já perdoei e perdoaria.

Está namorando?

Estou solteira!

Você pode gostar
Comentários