Alberico, da Plataforma: abrir negócio nos EUA é mais rápido e fácil - Viviane Faver
Alberico, da Plataforma: abrir negócio nos EUA é mais rápido e fácilViviane Faver
Por VIVIANE FAVER

Rio - A gastronomia brasileira, conhecida no exterior por deliciosas carnes, feijões e frutas tropicais, domina uma rua inteira no coração de Manhattan, a 46th street, também chamada de "Little Brazil". E o mercado está em franca expansão. Isso ocorre porque cada vez mais brasileiros buscam o exterior para abrir seus negócios. Dados do consulado americano em São Paulo, apontam que o investimento brasileiro nos Estados Unidos aumentou 89% nos últimos cinco anos. E a tendência é que continuem a crescer.

Nos últimos anos, o investimento dos criadores de negócios brasileiros cresceu especialmente por conta do quadro da crise econômica: eles perceberam que precisam diversificar seu mercado.

Mas só a crise não justifica a decisão de se mudar completamente - incluindo todo o processo de imigração do Brasil. Manuel Mendes, especialista em estratégia pela Universidade Harvard e executivo da consultoria Boston Innovation Gateway, cita diversos outros motivos para brasileiros apostarem na terra do Tio Sam.

"Do ponto de vista da empresa, temos o fato de os Estados Unidos ser um país claro e estável quanto à legislação de investidores e negócios. Também são um polo de atração de mentes brilhantes e de transferência tecnológica, o que é uma vantagem na hora de contratar", explica Mendes.

Pioneiras na Little Brazil

Pioneira, a Churrascaria Plataforma, inaugurada em novembro de 1996, tem clientes brasileiros que moram e visitam a cidade, porém houve aumento de grupos empresariais americanos que fazem reserva para celebrar datas importantes.

O sócio da empresa, Alberico Campana Junior, conta que entre 2011 e 2013 a clientela de turistas brasileiros aumentou significantemente, porém depois os americanos passaram a ser predominantes.

Sobre abrir um negócio relacionado a comida em Nova York, Alberico revela que é muito mais fácil e rápido se comparado ao Brasil. "O sistema de tributação é fácil e enxuto em termos burocráticos. As regras e as entidades fiscalizadoras ajudam e educam antes de penalizar a empresa. Qualquer nova exigência é amplamente divulgada e demonstrada. E, em caso de falhas, sempre há espaço para corrigir o problema antes de uma penalidade ser aplicada", declara.

Um pouco mais recente que a churrascaria Plataforma, o supermercado Búzios, reivindica o título de mercado brasileiro "mais autêntico" da região, essa loja traz todos os ingredientes necessários para cozinhar pratos brasileiros em casa. Palmito, batata palha e requeijão estão entre os principais produtos. Para os amantes de doces, eles trazem paçoca e bananada, entre outros.

Segundo a proprietária do mercado, Marcela Ferreira, todos os produtos são importados do Brasil ou comprados de empresas brasileiras em New Jersey. A linguiça, por exemplo, é produzida por brasileiros nos EUA.

Ela conta que a procura por pessoas de outros países também cresceu. "Estrangeiros, mas ligados ao Brasil de alguma forma, seja por se relacionar com algum brasileiro ou ter visitado nosso país, procuram nossos produtos", conta.

Você pode gostar
Comentários