Sobreviventes do naufrágio sendo atendidos pelo Samu e Corpo de Bombeiros no tender ( barco de apoio) do navio MSC, responsável pelo resgate dos tripulantes no alto marDivulgação/reprodução rede social

Angra dos Reis – Duas vítimas do naufrágio internadas em Angra e outra em Volta Redonda receberam alta hoje,22. Das quatro que seguem hospitalizadas, duas foram transferidas para hospital da cidade vizinha e duas continuam no HMJ, na Japuíba.
Naufrágio
Equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros e a da Capitania dos Portos com auxílio de lanchas, Jet ski, e uma aeronave, iniciaram as buscas, na tarde deste domingo,(19) por um barco desaparecido com um grupo de sete pescadores, próximo a ilha de Jorge Grego, na baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis/RJ. Em poucas horas as equipes de mergulhadores conseguiram localizar o barco no fundo da baía, com um corpo dentro. Os outros seis tripulantes foram resgatados por um navio MSC que passava próximo ao local do naufrágio e encaminhados à Vila do Abraão onde uma ambulancha da Defesa Civil e uma lancha dos Bombeiros aguardavam os sobreviventes, que foram transferidos para o Hospital Municipal da Japuíba, no continente. 
A informação da família à Capitania foi de que o grupo de pescadores saiu para pescar em alto mar, próximo a ilha conhecida como de Jorge Grego, na Ilha Grande, na manhã de ontem (18) e retornaria hoje(19), na hora do almoço. E não retornou. Familiares tentaram comunicação com os tripulantes desde a hora do temporal que atingiu a cidade, sem sucesso. Eles acionaram a Marinha que junto com o Corpo de Bombeiros iniciaram às buscas pelo mar.
Segundo informações da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, o barco sofreu um naufrágio e seis dos sete pescadores que estavam a bordo foram resgatados por um um navio de cruzeiro da MSC. As vítimas se encontram lúcidas e orientadas. Elas foram levadas pelo transatlântico à Vila do Abraão, onde uma ambulancha da Defesa Civil e uma lancha do Corpo de Bombeiros aguardavam os sobreviventes que foram removidos, para o continente. No cais de Santa Luzia, no centro da cidade, duas ambulâncias, do Samu e CBMERJ, fizeram a transferência das vítimas, no final da noite deste domingo, para unidade hospitalar, sendo uma delas em estado mais debilitado. Um corpo que foi localizado pelos Bombeiros dentro da embarcação que afundou na baía, foi transferido para o IML da cidade. Ele foi identificado por José Luiz Tito,(63). O corpo foi levado para Volta Redonda, nesta terça-feira, (21), onde foi sepultado. Dois dos sobreviventes do naufrágio internados no HMJ, foram transferidos para Hospital em Volta Redonda, um teve alta hoje. Em Angra dos quatro internados, um recebeu alta, dois foram transferidos para Volta Redonda, já o outro segue internado. 
Nossa reportagem conseguiu apurar que o barco onde estavam os tripulantes teria saído de uma marina do bairro Verolme. As causas do acidente serão investigadas pela Marinha do Brasil. Em nota a MB informou que "Um procedimento interno será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de situações análogas no futuro e verificar se o mau tempo contribuiu para o ocorrido. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei n° 2.180/54".

A Marinha incentiva e considera importante a participação da sociedade , que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e pedidos de auxílio) e (24) 3365-1854 (diretamente com a Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis - DelAReis para outros assuntos, inclusive denúncias). Também está disponível o e-mail delareis.ouvidoria@marinha.mil.br   .
Ilha de Jorge Grego localização
É uma ilhota localizada na costa sudeste da Ilha Grande , em mar aberto, de frente a enseada de Lopes Mendes e Dois Rios. Um local muito procurado por turistas para prática de mergulho. Possuiu 1km² de área.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.