Por rafael.souza

Rio Grande do Sul - O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Marcelo Lemos Dornelles, ofereceu denúncia ao Tribunal de Justiça do Estado nesta segunda-feira, contra o ex-jogador de futebol e deputado estadual Mário Jardel (PSD)e outras dez pessoas. O grupo é investigado pela Operação Gol Contra, deflagrada pelo Ministério Público em novembro de 2015.

LEIA TAMBÉM: Deputado Mário Jardel é investigado por desvio de verba e outros

Deputado Mário Jardel (PSD-RS) é suspeito de desviar verbas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do SulReprodução Internet

O parlamentar que foi ídolo do Grêmio nos anos 90 é denunciado por organização criminosa, uso de documento falso, concussão, peculato, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores. De acordo com a denúncia, entre os meses de fevereiro e novembro de 2015, Jardel, o assessor parlamentar Christian Vontobel Miller, o chefe de gabinete Roger Antônio Foresta, o coordenador-geral de Bancada do PSD, Ricardo Fialho Tafas, e o chefe de gabinete da liderança do PSD, Francisco Demetrio Tafras, integraram organização criminosa com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagens econômicas mediante a prática de crimes contra a administração pública, como peculato e concussão, além do uso de documentos falsos e da lavagem de dinheiro.

Ainda conforme o MP, as irregularidades começaram no primeiro dia do mandato de Jardel na Assembleia Legislativa. Entre os delitos, destaca-se a exigência de repasse de parte de salários e de verbas indenizatórias de servidores. O valor desviado, entre abril e novembro do ano passado, é estimado em R$ 212 203,75, aponta o MP. Entre os denunciados estão assessores, um traficante de drogas e funcionários fantasmas.

A reportagem procurou nesta terça-feira, 1º, a assessoria de Jardel, mas não houve resposta.

Você pode gostar