Por thiago.antunes
Brasília - A força-tarefa da Lava-Jato está a pleno vapor após o aval da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia. Os juízes pretendem encerrar a semana com a conclusão de 40 depoimentos de executivos e ex-executivos da Odebrecht.
Faltarão apenas 37 para a próxima semana - entre os dias 6 e 10 de fevereiro. Os juízes que analisam os depoimentos da gangue da empreiteira não escondem a surpresa ao se depararem com os apelidos atribuídos aos políticos citados. No Congresso, a aproximação da data fez crescer o “clube do Rivotril”.
Publicidade
Efeito colateral
Parlamentares da oposição, alguns citados pelos executivos da Odebrecht, apostam todas as fichas na homologação dos depoimentos para estancar a tramitação da Reforma da Previdência.
Publicidade
Empate
A suspeita é que o empresário Eike Batista sabia da Operação Eficiência. O vazamento também ajudou a TV Globo, que estava a postos com links em quatro pontos às 6 da manhã.
Publicidade
Registro
Dilma Rousseff disse, em abril de 2012, que seria normal uma parceria entre a EBX, de Eike, e a Petrobras. Em São João da Barra (RJ), a ex-presidente disse que ele tinha um “caráter de empresário nacional”.
Publicidade
Seguros
O Itamaraty tem informações sigilosas que apontam que os brasileiros desaparecidos na travessia do mar do Caribe estariam há dias na Flórida. Estariam bem escondidos com medo da política contra imigração do presidente americano Donald Trump. O barco com 19 cidadãos brasileiros (de Minas, Rondônia e Pará) teria naufragado em novembro passado.
Publicidade
Dia de protesto
Os motoristas do Uber planejam uma paralisação na cidade de São Paulo no dia 10 de fevereiro. Não é um protesto contra taxistas, mas sim contra a própria Uber.
Publicidade
Lucro maior
Querem que a empresa retenha um percentual menor em cada corrida e querem acabar com o pagamento em dinheiro, que afirmam estar gerando assaltos.
Publicidade
Não, obrigado
O advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho, ex-presidente da OAB, se diz honrado por ser lembrado entre os que poderiam assumir uma vaga no STF.
Publicidade
Prioridade
A prioridade de Furtado agora é atuar até o fim do processo como advogado de Michel Temer, no TSE, que pode custar o cargo do presidente da República.
Publicidade
Facções
Conselho Penitenciário dividiu-se. Enquanto sete pediram para sair, cinco divulgaram nota de apoio ao ministro da Justiça Alexandre Moraes.  
Publicidade
Direitos no campo
Está praticamente pronta a lista suja de empresas que usam trabalho escravo. Muitas foram flagradas ao longo de 2016 por fiscalizações do Ministério Público do Trabalho. A última lista, divulgada há um ano, revelou o nome de 340 empresas. A tendência é de que esse número seja maior.
Publicidade
Modelo
A divulgação da lista foi suspensa pelo governo Temer, mas a Justiça do Trabalho mandou divulgar regularmente. A lista suja instituída em 2003 é uma referência mundial. É considerada pelas Nações Unidas como um dos principais instrumentos de combate ao trabalho escravo. A presença na lista impede o financiamento de projetos e moraliza o pagamento de direitos fundamentais dos trabalhadores.
Publicidade
Tropeço cultural
Candidatos à Mesa Diretora da Câmara infringem a lei do tombamento histórico com os banners de propaganda nos postes da Esplanada dos Ministérios. Cadê o Iphan ou a Agefis?
Publicidade
Ponto Final
Eike Batista era um visionário. O “X” era de xilindró.
Publicidade
Coluna de Leandro Mazzini