Por rodrigo.sampaio

São Paulo - O estudante de Design Gustavo Cordelli foi preso na noite desta quinta-feira, após quebrar janelas e ameaçar colegas de sala na Universidade São Judas, na Mooca, bairro da Zona Leste de SP. Ele usou um taco de beisebol para destruir janelas e atirou carteiras do sétimo andar. Com o barulho, estudantes se assustaram e confundiram a confusão com um tiroteio, o que causou correria na instituição. Ninguém ficou ferido.

Jovem usou taco de beisebol para depredar universidadeReprodução Band

De acordo com testemunhas, Cordelli participava da entrega do relatório do trabalho de conclusão do curso (TCC) de Design quando começou a discutir com um professor. Um vídeo gravado no momento mostra quando ele abre uma mochila e anuncia: "Sabem o que eu vou fazer?", retirando um objeto. O ato fez com que alunos saíssem em disparada. Com o taco, ele quebrou janelas e atirou carteiras do andar em que estava.

Eu não quis esperar para ver o que era naquela mochila", disse o seu colega de classe Guilherme Brighente, de 21 anos. "Ele do nada gritou, se exaltou e começou a debater o design da cadeira", disse Brighente. O colega descreveu Cordelli como uma pessoa quieta, mas que enfrentou problemas para terminar o TCC com o grupo em que estava e agora realizava o trabalho sozinho.

O ataque assustou alunos de todo o prédio. A estudante de direito Gabriela Pontara, de 24 anos, estava subindo para o primeiro andar quando escutou o barulho. "Parecia tiro e logo pensei que era um atentado, algo com terrorismo", disse. Ela relatou que o barulho era alto e ininterrupto, o que a levou a pensar em uma sequência de tiros. Ela e centenas de estudantes abandonaram o que estavam fazendo e fugiram, correndo por mais de 500 metros procurando proteção fora da universidade.

No caminho, Gabriela ligou pra mãe, que também se assustou com o barulho. "Falei para ela se deitar no chão", disse a mãe, Patrícia. O estudante de publicidade Danilo Santos, de 22 anos, também fugiu da confusão. "Vimos a saída de emergência e fomos para lá, mas estava trancada. Tivemos que quebrar. Era muita gente", disse. Nas imediações da universidade, papeis ficaram espalhados pelo chão. Como é fim de semestre, muitas classes faziam provas no momento da confusão.

O estudante foi preso em flagrante no 8º DP (Brás) por ter causado pânico, delito previsto no artigo 41 da Lei das Contravenções Penais, e responderá ainda por ameaça e dano qualificado. Ele foi levado para o Fórum da Barra Funda, na zona oeste da capital, na manhã desta sexta-feira, 17, onde aguarda pela audiência de custódia, na qual a Justiça decidirá sobre a manutenção da sua prisão.

Insatisfeito

Em depoimento, o estudante disse que estava insatisfeito com a metodologia de avaliação da universidade e decidiu fazer o "protesto". Contra ele, a polícia identificou ainda um boletim de ocorrência por assédio sexual contra uma colega, cometido em uma data não informada.

Em nota divulgada pelo Facebook, a universidade disse que o ocorrido foi um "caso isolado". "Temos a informar que um aluno teve um comportamento exacerbado e chegou a utilizar um taco de beisebol para depredar o ambiente, causando certa perplexidade às demais pessoas presentes. Imediatamente a Universidade acionou a segurança local e a polícia, que identificaram e detiveram o indivíduo pela conduta inadequada."

Você pode gostar