Caminhoneiros protestam na rodovia BR-040, em Duque de Caxias, no Rio.  - Severino Silva / Agência O Dia
Caminhoneiros protestam na rodovia BR-040, em Duque de Caxias, no Rio. Severino Silva / Agência O Dia
Por O Dia

Brasília - Ministros se reúnem com representantes de entidades de caminhoneiros no Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira. Pelo governo, estão os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo), Valter Casimiro (Transportes) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional). Além deles, o diretor geral da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues, também participa pelo governo. O encontro estava marcado para 14h.

Entre os caminhoneiros, há vários grupos que representam os manifestantes: Fetrabens, CNTA, Abcam, Unicam, Sindicam/DF, Sinditac de Ijuí/RS, Sinaceg, CNT, NTU, Federação dos Trabalhadores Autônomos de Carga e Transporte Forte. Há, ainda, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério da Agricultura.

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse que o governo espera conseguir uma trégua na paralisação dos caminhoneiros durante reunião. Segundo Marun, após a reunião desta quarta com líderes dos caminhoneiros, o governo avançou em propostas como a redução do preço do combustível, com o anúncio da Petrobras de reduzir em 10% o valor do diesel nas refinarias por 15 dias.

"Vamos nos reunir não mais como ontem, apenas ouvindo, mas já tendo tomado medidas concretas e entendemos que podem resultar numa trégua para que, daí sim, as outras reivindicações, que são muitas, possam ser analisadas com mais tempo e com a necessária responsabilidade", disse em entrevista a jornalistas após reunião com o presidente Temer e ministros para buscar soluções para a paralisação.

"Algumas atitudes já foram tomadas que vem ao encontro do que foi reivindicado. Se avançou em duas questões, o preço e a previsibilidade, que são muito cobradas nas reivindicações que nos fazem", disse.

*Com informações do Estadão Conteúdo e Agência Brasil

 

Você pode gostar