Candidato Daciolo indagou oponente Ciro Gomes sobre suposto projeto da esquerda dos países sul-americanos e provocou memes e brincadeiras - Reprodução
Candidato Daciolo indagou oponente Ciro Gomes sobre suposto projeto da esquerda dos países sul-americanos e provocou memes e brincadeirasReprodução
Por Beatriz Perez

Rio - Uma pergunta dirigida a Ciro Gomes (PDT), no primeiro debate televisivo do pleito de 2018, pelo concorrente Cabo Daciolo (Patriota), na última quinta-feira, virou uma obsessão para os brasileiros na internet. "Ciro, o senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo, o que o senhor tem a dizer sobre o Plano Ursal: União das Repúblicas Socialistas da América Latina?". A ideia de que a esquerda brasileira estaria articulada com seus pares sul-americanos para a construção de uma república socialista continental estimulou a criatividade dos internautas, que passaram a imaginar como seria essa União, que já "tem" moeda, hino nacional, time dos sonhos e até presidente.

O hino "eleito" para para a Ursal foi 'América geral', canção composta em 1992 e interpretada por... Xuxa, com participação de Sandy. "Levo em mim um sonho (...) ter um só povo americano. Toda América será América: América geral. Faz América de um sonho ser real. América geral!", diz a música. 

 

A ideia de uma união de repúblicas da America Latina também inspirou os amantes do futebol a imaginarem a potência de uma seleção com um ataque dos sonhos, formado pelo brasileiro Neymar, o argentino Messi e o uruguaio Suarez. E seria a maior vencedora de Copas do Mundo:

 

Cotada para vice na ainda indefinida chapa petista à eleição, a comunista gaúcha Manuela D'Ávila entrou na brincadeira e indicou Diego Maradona para ser ministro do Esporte da Ursal. 

Segundo Manuela, o hipotético país já tem até presidente, o carismático José Mujica, ex-presidente do Uruguai.

Desde a quinta-feira, data do debate, foram pensados passaportes, bandeiras e até moedas. 

Apesar de ser novo para muita gente, o termo Ursal teve em setembro de 2016 seu ápice de procura nos últimos 5 anos, segundo o Google Trends. A partir do debate, o termo obteve 32% do volume pesquisado entre os dias 11 e 16 de setembro daquele ano. O "Dossiê Ursal" é uma teoria conspiratória compartilhada  na internet como um projeto de dominação comunista.

Você pode gostar