Ex-presidente Lula - Alexandre Brum
Ex-presidente LulaAlexandre Brum
Por O Dia

Brasília - Segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, realizada por Ibope/Estado/TV Globo, Lula (PT) segue liderando a corrida presidencial, com 37% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (PSL), com 18%.

No cenário sem o ex-presidente, no entanto, o herdeiro da candidatura petista, Fernando Haddad, aparece com 4%, em quinto lugar. Neste cenário, Bolsonaro lidera com 20%, seguido por Marina Silva (Rede), com 12%, Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%.

É a primeira pesquisa feita pelo Ibope após a oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Lula foi condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. Nesta segunda-feira, o vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques, reforçou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o ex-presidente está inelegível.

No documento enviado ao TSE, Jacques ressaltou que a Lei da Ficha Limpa prevê que estão inelegíveis para qualquer cargo os políticos que forem condenados por órgão colegiado (desde a condenação até o prazo de oito anos após o cumprimento da pena) por crimes contra a administração pública e de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, como é o caso de Lula.

Integrantes do tribunal acreditam que o plenário vai julgar o registro do ex-presidente apenas no início de setembro, com a propaganda partidária já sendo veiculada no rádio e na televisão. O relator do pedido de registro de Lula no TSE é o ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do tribunal.

O horário eleitoral gratuito começa no dia 31 de agosto.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Você pode gostar