Jair Bolsonaro, candidato à presidência pelo PSL - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Jair Bolsonaro, candidato à presidência pelo PSLFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Por O Dia

Brasília - O ministro Marco Aurélio Mello liberou a denúncia de racismo a Jair Bolsonaro para inclusão na pauta da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

A denúncia foi apresentada em abril deste ano pela Procuradoria Geral da República e, agora, cabe à Primeira Turma do STF decidir se o candidato à presidência pelo PSL se tornará réu por racismo.

Bolsonaro é denunciado por "praticar,induzir ou incitar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional", após declarações em uma palestra no clube Hebraica, no Rio de Janeiro, em abril do ano passado.

De acordo com a denúncia, Bolsonaro "usou expressões de cunho discriminatório, incitando o ódio e atingindo diretamente vários grupos sociais".

Na ocasião, o deputado se defendeu dizendo que foi de uma "brincadeira", e que não cabe ao Judiciário tomar providências. "Tanta coisa importante pro Brasil, pro Judiciário se debruçar e vai ficar em cima de uma brincadeira dessa. É a pessoa que eu fiz a brincadeira que tem de tomar as providências. A vida segue", comentou ele.

Cabe agora ao ministro e presidente da Primeira Turma Alexandre de Moraes incluir a pauta para julgamento da turma. A data para o julgamento ainda não foi marcada. 

O Dia tentou contato com a assessoria de Jair Bolsonaro, mas ainda não obteve retorno.

 

Você pode gostar