'É menino ou menina?': Vendedor ironiza e irrita Damares Alves

Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos é vista com blusa azul dentro de shopping e tem gênero questionado por vendedor de loja

Por O Dia

Ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves
Ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves -

Brasília - Flagrada em um vídeo comentando uma "nova era" que será vivida no Brasil, onde "meninos vestem azul e meninas vestem rosa" - referência à posição do governo Bolsonaro contra a ideologia de gênero - a ministra Damares Alves foi provocada por um vendedor de shopping em Brasília.

Ao entrar na loja vestindo uma blusa azul, o funcionário questionou: "E aí, ministra, você é menino ou menina?". Damares, que estava acompanhada de uma assessora, não gostou da brincadeira e saiu do local reclamando que estava sendo constrangida. Sem incômodo, o vendedor Thiago Amorim respondeu que o constrangido com a fala da ministra, na verdade, era ele.

Com a repercussão negativa do primeiro vídeo, Damares explicou em entrevista à GloboNews que a sua fala era uma metáfora contra a ideologia de gênero. Segundo a ministra, "meninos e meninas podem vestir azul, rosa, colorido, enfim, da forma que se sentirem melhores". Mas, ela seguiu afirmando que não se arrependia do vídeo. "De jeito nenhum. Foi uma metáfora.", disse.

Ministra Damares Alves durante solenidade de transmissão de cargo do novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. - Reprodução/Agência Brasil

Na internet, os usuários não deixaram de comentar o assunto e criaram a #CorNãoTemGênero, para se posicionarem contra a fala de Damares. Além dos memes, a hashtag ficou nos assuntos mais comentados do Twitter. Famosos também usaram as redes sociais para manifestar repúdio à fala da ministra. Personalidades como Caetano Veloso, Rafa Brites, Alice Wegmann e Fátima Bernardes postaram fotos usando as cores rosa e azul, para mostrar que meninas e meninos usam o que quiser.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves Reprodução/Agência Brasil
Damares Alves reprodução