Olavo de Carvalho - reprodução
Olavo de Carvalhoreprodução
Por O Dia
Rio - Olavo de Carvalho, considerado "guru" ideológico do presidente da República, Jair Bolsonaro, está há uma semana discutindo sobre o "terraplanismo" – teoria da conspiração que defende que a Terra é plana – através de suas publicações no Twitter.
Nesta quarta-feira, ele afirmou que investigar teorias terraplanistas é mais importante para o "futuro da humanidade" do que acompanhar ações de líderes como Putin, presidente da Rússia, ou Trump, presidente dos Estados Unidos.
Publicidade
Olavo foi responsável pela indicação do ministro das Relações Exteriores do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo, e possui diversos alunos e seguidores ocupando cargos públicos no atual governo. 
Publicidade
A discussão começou na quarta-feira passada, quando ele escreveu a respeito de vídeos, segundo ele irrefutáveis, "de experimentos que mostram a planicidade das superfícies aquáticas". Na ocasião, Olavo de Carvalho chegou a afirmar que "acreditar (só) em cálculos e equações" é algo que "conduz necessariamente ao império da ideologia de gênero", e se negou a discutir com professores universitários: "discuto apenas com terraplanistas professos", afirmou.
Publicidade
O vídeo citado não apresenta fundamento científico e foi refutado diversas vezes, dentro da própria caixa de comentários do YouTube: "Ou seja, pela tua "teoria", se tu utilizasse uma câmera potente com zoom gigantesco, veria todas as embarcações e objetos (montanhas, cidades etc...) que estivessem na sua linha de observação... "Jênio!" (sic), escreveu um usuário. "O barco só não estava longe o bastante para sumir", escreveu outro. 
Publicidade
Uma semana depois, no entanto, o escritor insiste que não há refutação e conclui que está "discutindo com loucos".