Presidente Jair Bolsonaro acena ao chegar ao aeroporto de Kansai, antes da cúpula do G20 em Osaka - Charly Triballeau/ AFP
Presidente Jair Bolsonaro acena ao chegar ao aeroporto de Kansai, antes da cúpula do G20 em OsakaCharly Triballeau/ AFP
Por O Dia
São Paulo - A pesquisa Ibope mostra que 32% dos brasileiros consideram o atual governo ótimo ou bom. O levantamento sobre a avaliação do governo foi divulgado nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O percentual dos que avaliam como ruim ou péssimo também ficou em 32%. Assim como os que consideram o governo regular, que também foram 32% dos entrevistados.
O levantamento trimestral ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios entre os dias 20 e 23 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Publicidade
Sobre a maneira de governar do presidente, o percentual foi de 48% de desaprovação e 46% de aprovação.
A popularidade do governo Jair Bolsonaro melhorou na região Sul, onde 52% da população dizem que o governo é ótimo ou bom. Em abril, esse número era de 44%. Além disso, 63% dos que moram no Sul consideram o governo Bolsonaro melhor do que o de Michel Temer.

A pesquisa também avalia a atuação do governo em nove áreas. As ações na área de segurança pública têm a melhor percepção, com 54% de aprovação. Em seguida, vem o meio ambiente, com 46% de aprovação, e o combate à inflação, com 45% de avaliação positiva. Em educação, a aprovação é de 42% e, em combate ao desemprego, de 41%.

Em abril, a CNI também divulgou pesquisa do Ibope, na qual Bolsonaro tinha a pior avaliação entre presidentes eleitos em começo de primeiro mandato. O percentual que considera o governo ótimo ou bom foi de 35% em abril, abaixo dos índices de presidentes anteriores, eleitos no período pós-redemocratização do país, em pesquisas encomendadas pela CNI no primeiro trimestre: 45% de Fernando Collor, 41% de Fernando Henrique Cardoso, 51% de Luiz Inácio Lula da Silva e 56% de Dilma Rousseff.
Publicidade
Em abril a avaliação regular era de 31%; ruim/péssimo,de 27%; e não souberam ou não responderam, 7%.