Jair Bolsonaro e Sergio Moro, quando eram aliados
 - Carolina Antunes / Presidência da República
Jair Bolsonaro e Sergio Moro, quando eram aliados Carolina Antunes / Presidência da República
Por ESTADÃO CONTEÚDO
Brasília - O presidente Jair Bolsonaro avaliou abertamente, neste sábado, a possibilidade de uma chapa com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, como seu vice nas eleições de 2022. Ele disse que é cedo para se apostar na composição com o ex-juiz da Operação Lava Jato. Mas afirmou que Moro, apesar de ainda não ter virado político, "está em adaptação".
Segundo o presidente, "todo mundo fala" que o ministro, caso concorra à eleição presidencial de 2022, "tem muita chance". "Agora, tem de perguntar pro Moro se ele quer, ele agora sabe o que é política".

Ao mesmo tempo, Bolsonaro admitiu que, se for preciso, pode substituir o general Hamilton Mourão como candidato a vice. "Se eu estiver bem, posso ser candidato à reeleição. Questão do vice é peça fundamental na campanha. Mourão está indo bem. Agora, vamos supor que eu esteja razoavelmente bem e tenha que trocar essa peça: já falei com Mourão sobre isso aí."

O presidente reconheceu que teve uma relação "tumultuada" com Mourão no começo do governo. Agora, segundo ele, isso está superado. Bolsonaro disse que O vice-presidente "está indo muito bem", mas que, se preciso, poderá escolher outro candidato a vice em 2022. "É uma pessoa bastante equilibrada e sensata. Até ele, se quiser, vamos supor que outro cara queira ser candidato a presidente e ele queira ser vice. Direito dele", declarou.

A ideia de ter Moro como vice foi sugerida no começo do mês pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo e amigo de Bolsonaro, Luiz Eduardo Ramos. À reportagem, ele afirmou que a chapa seria imbatível. Bolsonaro afastou, então, a solução. Disse que estava casado com Mourão. "Sou sem amante."

Convite
Publicidade
O nome de Moro volta ainda a ser mencionado depois que pesquisa Ibope mostrou que a avaliação negativa do governo cresceu de 34% para 38%, e sua aprovação oscilou de 31% para 29%. Os números mostraram ainda que a aprovação de Moro é maior do que a do presidente.