
Belo Horizonte - O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), afirmou que, a partir da próxima semana, quem estiver circulando em lugares públicos sem máscara será multado em até R$ 80. O prefeito ainda chamou de "idiota" quem desrespeita a recomendação do uso do equipamento.
"O povo de Belo Horizonte continua solidário e responsável, mas eu queria deixar recado, que vocês interpretem como quiserem. Toda vez que a gente olhar para uma pessoa sem máscara andando na cidade, temos que olhar para ela como um idiota. Ali tem um idiota que está sem máscara. Não é para xingar ninguém, é só pensar que é um idiota que só pensa nele", disse.
Kalil ainda prometeu que serão distribuídas cerca de 2 milhões de máscaras à população até o final de semana. "Até lá, amarra um pano, pega uma camisa, faz qualquer coisa", sugeriu.
Segundo o prefeito, a reabertura gradual do comércio na cidade, prevista para o dia 25 de maio, dependerá do comportamento da população. Caso não seja satisfatório, retomada pode ser adiada para 6 de junho.
A volta às aulas na cidade, segundo ele, não tem data para voltar, seja na rede pública ou na particular.
"Nem as particulares, nem as municipais vão voltar às aulas. As particulares também precisam de determinação do poder público. Isso é uma questão de saúde. Elas, provavelmente, voltarão juntas", completou.