Objetivo do rodízio é aumentar a taxa de isolamento e restringir circulação de pessoas na cidade  - Reprodução/TV Globo
Objetivo do rodízio é aumentar a taxa de isolamento e restringir circulação de pessoas na cidade Reprodução/TV Globo
Por

Na tentativa de aumentar a taxa de isolamento social e restringir a circulação de pessoas na cidade de São Paulo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou ontem novo esquema de rodízio de veículos. A medida começa a vigorar na próxima segunda-feira e valerá para todo município. Nos dias pares, circularão placas de final par. Nos ímpares, as de final ímpar. A medida inclui também o fim de semana.

"Questões extremas exigem medidas extremas. Assim, anuncio o retorno do rodízio de forma ainda mais restritiva. Não dá para deixar de tomar medidas como essa, com taxas de ocupação de leitos de UTI com mais de 80%", disse Covas.

Com a volta do rodízio mais amplo, haverá reforço na frota de ônibus na cidade, com mais mil veículos e outros 600 de reserva, caso sejam necessários. "Essa é uma medida necessária para evitar o lockdown na cidade de São Paulo", acrescentou o prefeito.

Permanecem excluídos do rodízio carros da polícia, do Exército e também veículos da área da Saúde. Os profissionais de Saúde devem fazer um cadastro junto à prefeitura para ficar fora da medida de restrição de circulação.

A taxa de isolamento social na capital paulista, que concentra o maior número de mortes e casos de coronavírus no estado, tem preocupado as autoridades, mantendo-se abaixo dos 50% (com 48% tanto na segunda-feira quanto na terça-feira). Somente fica acima desse patamar aos finais de semana. A meta é 60%, e o ideal para evitar o colapso do sistema de Saúde é de 70%.

Você pode gostar
Comentários