Operação Estatueta - Divulgação PF
Operação EstatuetaDivulgação PF
Por O Dia
Recife - A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, a Operação Estatueta, que mira uma quadrilha suspeita de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A quadrilha é liderada por um alemão casado com uma brasileira (que também faz parte da quadrilha) e um ex-PM. Ambos moram em Recife. Os nomes dos criminosos não foram divulgados.
Uma equipe de cerca de 60 policiais federais cumpriram dez mandados de prisão temporária e onze mandados de busca e apreensão em quatro cidades: Recife, Rio Branco, Fortaleza e São Bernardo do Campo. Todas as medidas cautelares foram expedidas pela 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.
Publicidade
O grupo atuava na fronteira do Brasil com a Bolívia, enviando as drogas, dentro de estatuetas - daí o nome da operação - para a Alemanha. O dinheiro, então, era lavado no mercado imobiliário da região metropolitana de Recife.
As investigações ocorrem desde 2018, quando um dos membros foi preso no Rio Branco com mais de 11 kg de cocaína.
Publicidade
A Polícia Federal informou que, levando em conta apenas os valores declarados no registro dos imóveis, os bens apreendidos com o grupo ultrapassam a quantia de R$5 milhões.