Enem  - Reprodução/Internet
Enem Reprodução/Internet
Por O Dia
No mesmo dia em que disponibilizou o cartão de confirmação de inscrição para os participantes do Enem 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já é o assunto mais falado dos brasileiros no Twitter na manhã desta terça-feira (5). Alguns estudantes que tentam acessar o documento para se organizar para a prova relatam problemas na Página do Participante, no site do Inep. Outros, no entanto, indicam que a instabilidade é menor no aplicativo oficial do exame, onde também é possível consultar as informações.
O cartão de confirmação de inscrição divulga aos participantes seu local de prova, o número de inscrição, além da data e o horário de aplicação. O documento também indica que o estudante deve contar com atendimento especializado e tratamento pelo nome social, caso tenha solicitado esses registros e obtido a aprovação. Apesar de não ser obrigatório, o instituto recomenda que o cartão seja levado nos dias de aplicação das provas.
Publicidade
No entanto, até o momento, são muitos os relatos de participantes que não conseguem acessar seu cartão de confirmação por meio do site do Inep. De acordo com a Agência Brasil, o instituto afirma que o sistema tem funcionado sem problemas e algumas reclamações em redes sociais sobre dificuldade de acesso podem ter sido causadas por tentativas de acesso durante a madrugada, quando o cartão de confirmação ainda não estava disponível.
Entre problemas com a senha e telas em branco, os internautas lidam com ironia: 
Publicidade
Com os problemas na Página do Participante, no site do Inep, alguns estudantes relatam o aplicativo oficial do Enem como uma boa alternativa: 
No entanto, nem tudo são flores: mesmo no aplicativo, posts mais recentes já dão sinais de que os acessos também estão causando instabilidade e irritação nos participantes: 
Publicidade