Doses da vacina chegando - AFP
Doses da vacina chegandoAFP
Por O Dia
Rio - Nesta terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que a importação de dois milhões de doses da vacina de Oxford produzida na Índia está confirmada. Em nota conjunta com o Ministério da Saúde, a pasta informou que as negociações para a importação do imunizante 'encontram-se em estágio avançado, com provável data de entrega em meados de janeiro'. Nesta segunda-feira, Adar Poonawalla, o CEO do Instituto Serum da Índia, que foi contratado para produzir um bilhão de doses da vacina, havia dito que a Índia não permitiria a exportação, mas depois voltou atrás.
O Itamaraty, que estava em negociação para a importação do imunizante, também afirmou que ''está confirmada a importação de 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford produzidas na Índia''.
Publicidade
Em nota, os Ministérios da Saúde e das Relações Exteriores informaram que "o Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, reuniu-se ontem, 4 de janeiro, com o Embaixador da Índia em Brasília para tratar do tema. A Embaixada do Brasil em Nova Delhi, por sua vez, está em contato permanente com autoridades indianas para reforçar a importância do início da vacinação no Brasil". 
Ainda no comunicado, o governo reforçou que "não há qualquer tipo de proibição oficial do Governo da Índia para exportação de doses de vacina contra o novo coronavírus produzidas por farmacêuticas indianas". 
Publicidade