Governo indiano deve priorizar vizinhos antes de enviar vacina para outros continentes - Divulgação
Governo indiano deve priorizar vizinhos antes de enviar vacina para outros continentesDivulgação
Por O Dia
Rio - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou nesta segunda-feira que o Ministério das Relações Exteriores está a frente das negociações relacionadas à importação das doses prontas das vacinas da Índia. O CEO do Instituto Serum, Adar Poonawalla, contou neste domingo que o governo indiano não irá permitir a exportação de doses produzidas no país nos próximos da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.  
No mesmo dia, a Fiocruz anunciou que comprará a vacina contra a covid-19 do Instituto Serum, da Índia. As doses do imunizante tem tecnologia criada pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca. No sábado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que autorizou a Fundação Oswaldo Cruz a importar dois milhões de doses de vacinas contra a covid-19
Publicidade
Poonawalla afirmou que a proibição do governo da Índia impede a negociação do imunizante com o mercado privado. "Só podemos dar (as vacinas) ao governo da Índia no momento", afirmou o CEO à Associated Press. Ele explicou que a decisão foi tomada para evitar o aumento de preços da vacina: "O governo indiano só quer garantir que as pessoas mais vulneráveis do país recebam primeiro – eu endosso e apoio totalmente essa decisão".