Meteoro atravessa os céus de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
 - Reprodução/Clima Tempo
Meteoro atravessa os céus de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro Reprodução/Clima Tempo
Por iG
São Paulo - O sudeste brasileiro presenciou um raro fenômeno da natureza durante a madrugada de domingo (21). Um meteoro denominado "fireball" - bola de fogo - cruzou os céus de inúmeras cidades paulistas, mineiras e cariocas e foi possível assistir sua passagem a olho nu.

Os meteoros "fireball" são pedaços de rochas que se perdem na atmosfera terrestre. Alguns deles possuem poucos centímetros e são, predominantemente, inofensivos.

De acordo com Marcelo Zurita, da Bramom (Brazilian Meteor Observatory), "foi um meteoro bem interessante" porque "seu clarão durou 8,33 segundos, o que é relativamente demorado para um meteoro, que normalmente não dura mais de 1 segundo".

Sua lentidão possui duas explicações: a massa do fragmento, maior que o habitual, o fez resistir e queimar numa maior duração de tempo. Meteoros podem ultrapassar os 250 mil quilômetros por hora. E o ângulo de entrada na atmosfera, a cerca de 18º, fez com que o objeto demorasse mais tempo para atingir camadas atmosféricas baixas e densas.

Para quem quiser acompanhar as imagens de monitoramento dos céus do Brasil, o site do Clima ao Vivo disponibiliza mais de 150 câmeras ao vivo apontadas para o espaço.