Ministro do Turismo, Gilson MachadoDivulgação

Por O Dia
Brasília - O Ministro do Turismo, Gilson Machado, negou o desmatamento recorde na Amazônia e disse que a vegetação local "está igual quando Jesus Cristo veio à terra". A fala foi dita por nesta quarta-feira (23), durante audiência na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados. 
"A Amazônia está preservada sim, e quem diz isso não sou eu não, é a Nasa (agência espacial americana). É só ver uma imagem de satélite. O estado do Amazonas está com 86% de sua cobertura vegetal igual quando Jesus Cristo veio à terra. Agora, a narrativa que criam contra o nosso país é muito forte", afirmou
Publicidade
Ainda segundo Gilson, "estão queimando" o Brasil no exterior com informações inverídicas sobre a Amazônia. "Isso prejudica o emprego em seu estado, isso prejudica a todos nós brasileiros, independente de ideologia política. Eu queria pedir união, estão queimando o Brasil lá fora", disse. 
A fala do ministro contraria dados do levantamento feito pelo Instituto Socioambiental que apontou que, em 2020, a taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira foi a maior em 12 anos. 
Publicidade
Ainda segundo o estudo, dentro das unidades de conservação, este índice avançou 48,3% no biênio 2019-2020, o primeiro do mandato de Jair Bolsonaro, em comparação a 2017-2018.