Zé TrovãoYoutube / divulgação

Brasília - A maioria dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para manter a prisão do caminhoneiro e youtuber Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão.
Até o momento, o relator Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Cármen Lúcia se manifestaram contra o pedido feito pela defesa do youtuber para que ele cumpra prisão domiciliar, usando tornozeleira eletrônica. Ainda falta o voto do ministro Dias Toffoli.
Os ministros julgam um habeas corpus da defesa do youtuber contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão preventiva de Zé Trovão. Por isso, Moraes informou que não irá votar porque o pedido da defesa de Zé Trovão questiona um ato do próprio ministro.
O julgamento do pedido iniciou na sexta-feira passada e deve ser encerrado na sexta-feira. Barroso afirmou que “não há nos autos situação de teratologia [absurdo], ilegalidade flagrante ou abuso de poder”.
De acordo com o ministro, há uma questão processual, pois não é possível apresentar habeas corpus no STF questionando decisão de um outro ministro.
No dia 26 de outubro, Zé Trovão se apresentou de forma espontânea à Polícia Federal em Joinville, em Santa Catarina, cidade onde mora. O youtuber estava foragido desde o mês de setembro e, nesse período, ficou em um hotel no México. 
Zé Trovão foi detido após ser acusado de comandar ameaças às instituições democráticas durante as manifestações organizadas no dia 7 de Setembro.