Cerca de 4.185 pessoas estão desabrigadas e 11.260 desalojadas na BahiaDivulgação/Governo do Estado da Bahia

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Adson Marquesini, confirmou o que está sendo considerado como a 18ª morte em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de novembro, e se intensificaram neste fim de semana.
A vítima, que não foi identificada, é um dono de balsa que se afogou no Rio das Contas, na cidade de Aurelino Leal, sul do estado.
Na Bahia, os temporais não dão trégua há cerca de um mês. Cerca de 4.185 pessoas estão desabrigadas e 11.260 desalojadas. Ontem a crise se acentuou. Ao menos 20 cidades estão debaixo d'água.
Segundo a Defesa Civil, foram confirmadas 17 mortes e 286 feridos. De acordo com o governador Rui Costa, os esforços do poder público se concentram na retirada dos moradores das áreas de risco, já que algumas casas correm o risco de desabar.
Rompimento de barragem
Em Jussiape, região da Chapada Diamantina, o rompimento da barragem na manhã deste domingo fez com que uma forte enxurrada atingisse o município. Pelas redes sociais, a prefeitura pediu para que os moradores busquem abrigo em locais seguros.
Pela manhã, João Roma, Ministro da Cidadania, e o governador do estado, Rui Costa, sobrevoaram a região. Os moradores desabrigados estão sendo orientados a se dirigir a Escola Municipal José Mancos Freire.
Neste sábado à noite, uma barragem se rompeu em Conquista. Ao menos 10 casas desabaram, e ainda não há registro de feridos ou desaparecidos.