Brasília - O ConecteSUS voltou a mostrar o comprovante de vacinação para Covid-19, na noite deste domingo (26), após uma atualização no aplicativo. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde e a atualização está disponível nas lojas de aplicativos iOS e Android.
O ConecteSus estava fora do ar desde o dia 10 de dezembro, quando o site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers. O site do ministério voltou a funcionar no mesmo dia do ataque, já o ConecteSUS voltou somente na última quinta-feira (23). Entretanto, o comprovante de vacinação não aparecia.
Além da dificultar a população em acessar seus dados referentes à saúde e obter o certificado de vacinação contra a covid-19, o ataque também prejudicou a atualização do boletim diário com a situação epidemiológico da covid-19 no país, pois vários estados estavam com dificuldade de atualizar seus dados referentes a casos e mortes por covid-19, pois o e-SUS Notifica também foi afetado. Outro sistema atingido foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).
A autoria do ataque cibernético foi assumida por "Lapsus$ Group". No dia do ataque, o ministério informou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações sobre o caso.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.