Consumidor poderá conferir os teores de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio do produtoArte O Dia
A partir de outubro, embalagens de alimentos terão alerta sobre excesso de nutrientes
Rótulos informarão sobre os teores de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio
Em 75 dias — no dia 9 de outubro de 2022 — entram em vigor as novas regras para rotulagem de alimentos. A novidade do novo modelo é a rotulagem nutricional frontal, um símbolo informativo que deve constar na embalagem. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o objetivo é esclarecer o consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde.
No novo design haverá uma lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo olhar do consumidor. É obrigatória a veiculação do símbolo de lupa com indicação de um ou mais nutrientes, conforme o caso.
Alto conteúdo de açúcar adicionado: em alimentos sólidos e semissólidos o alerta virá quando eles tiverem 15 g ou mais por 100 g do produto.
O alerta em alimentos líquidos virá sempre que o mesmo tiver 7,5 g ou mais por 100 ml de alimento.
O excesso de gordura saturada em alimentos sólidos e semissólidos será indicada quando for de 6 g ou mais em cada 100 g.
Em alimentos líquidos, o alerta virá para produtos com 3 g ou mais por 100 ml de alimento.
O sódio virá em destaque em alimentos sólidos e semissólidos quando a quantidade no produto for de 600 mg ou mais em cada 100 g. Nos alimentos líquidos quando constar no produto, 300 mg ou mais por 100 ml.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.