Um padre foi encontrado morto, nesta segunda-feira, 21, dentro de uma igreja, na cidade de Guaíra, no Paraná. O caso aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e foi confirmado pela Diocese de Toledo, responsável pela unidade.
Em nota, a Diocese afirmou que José Aparecido Bilha, de 63 anos, "estava no exercício de seu ministério como pároco (...) e foi encontrado morto por funcionários na abertura do expediente". O comunicado disse ainda que o grupo católico acompanha as investigações do caso.
De acordo com a Polícia Militar, a corporação foi acionada por volta das 6h40. Quando os agentes chegaram, já havia no local uma equipe do Samu. O padre estava com um corte no pescoço e já morto. Ao lado do corpo, foi encontrada uma faca de cozinha com sinais de sangue.
A Polícia Civil informou que instaurou "um inquérito policial para apurar o caso e aguarda laudos complementares que auxiliarão no andamento da investigação".
O velório teve início às 19h de segunda-feira, 21, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Por volta das 21h, foi rezada uma missa pelo descanso do sacerdote. Em seguida, às 23h, o corpo foi levado para a Igreja Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Assis Chateaubriand, onde ficará até às 15h desta terça-feira, 22.
Após ser velado, o corpo Padre Cido, como era conhecido, será sepultado no cemitério municipal de Assis Chateaubriand.
Sobre o padre
José Aparecido Bilha era natural de Astorga, também no Paraná, e tinha 28 anos de sacerdócio. Ele cursou filosofia e teologia no Studium Theologicum, em Curitiba, e no Instituto de Teologia Pio XII, de Londrina.
O padre exerceu seu ministério presbiteral em Assis Chateaubriand, Quatro Pontes, Vila Nova, Formosa do Oeste e, desde 2020, estava em Guaíra. Cido atuou ainda nos seminários diocesanos como promotor vocacional, diretor espiritual e reitor.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.