A suspensão da venda dos planos de saúde começa no dia 22Sisemp

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta quinta-feira, 15, a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 19 planos de seis operadoras em razão das reclamações efetuadas no 3º trimestre.

A proibição da venda começa a valer no dia 22. Ao todo, 387.894 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado do monitoramento.

Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, 46 planos de 11 operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.
São os seguintes os planos que tiveram a comercialização suspensa:
- Unimed-Rio: Unimed Personal Quarto Coletivo, Unimed Delta 2, Unimed Beta 2 Dental PPE, Unimed Personal Quarto Coletivo 2, Unimed Alfa 2, Unimed Beta 2, Unimed Delta 2, Unimed Ômega Plus, Unipart Delta 2, Unimed Alfa 2 Ad;
- Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Ronfônia e Roraima: Univida Empresarial III - apartamento, Novo Univida I;
- Santo André Planos de Assistência Médica Ltda: Rubi;
- Santa Rita Sistema de Saúde Ltda: Santaris;
- Saúde Brasil Assistência Médica Ltda: Classic 1.
O Monitoramento da Garantia de Atendimento é o acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas contratadas, realizado com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários de planos de saúde. As reclamações consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.

A partir dessas informações as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas. As operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador da operadora.