O ministro da Justiça, Flávio Dino, fez uma 'limpa' na Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos estados e no Distrito Federal, exonerando 26 dos 27 superintendentes regionais na noite da última quarta-feira, 18. Dino ainda nomeou 18 novos chefes estaduais da Polícia Federal (PF).
As exonerações foram divulgadas em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU), porém o governo ainda não informou o nome dos profissionais que devem substituir os agentes destituídos dos cargos.
Somente o superintendente da PRF do Piauí não foi exonerado. Hoje, Jairo Lima é quem ocupa de forma interina o cargo. O novo diretor-geral da corporação, Antônio Fernando Souza Oliveira, foi nomeado no último dia 2 de janeiro.
No final do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o então diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi exonerado do cargo. Vasques virou réu por improbidade administrativa por pedir votos para Bolsonaro durante as campanhas eleitorais, enquanto ocupava a liderança da PRF.
Já nas nomeações da Polícia Federal, a lista de novos diretores inclui o delegado Leandro Almada da Costa, que já investigou o assassinato da vereadora Marielle Franco e, agora, vai comandar a Polícia Federal no Rio.
Nomes nomeados chefes estaduais da PF:
- Rio de Janeiro, Leandro Almada da Costa;
- Rio Grande do Norte, Larissa Freitas Carlos Perdigão;
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.