Brasília - O projeto colaborativo Comprova com Estadão Verifica, UOL Confere, Lupa e Aos Fatos foi escolhido como o mais inovador e de maior impacto na GlobalFact 10, o maior encontro de checagem de fatos do mundo, organizado pela International Fact-Checking Network (IFCN) no Poynter Institute, em Seoul, na Coreia do Sul, em parceria com o SNUFactCheck. O DIA faz parte do Projeto Comprova.
O GlobalFact 10 nasceu depois que um grupo de jornalistas de todo o mundo se reuniu em Londres em 2014 com uma paixão compartilhada por uma forma diferente de jornalismo: a verificação de fatos.
Neste ano, a outra vencedora foi a agência Dubawa. A checagem publicada se concentrou em um falso médico nigeriano lucrando com um composto mortal, que não cura doenças. A Cek Fakta-Liputan 6 (Indonésia) venceu o formato mais criativo.
Bruno Ferreira, editor-chefe do Jornal O DIA e do Jornal Meia Hora, comemorou a premiação: "O jornalismo precisa estar sempre em evolução e a verificação de fatos chegou para desmentir as fake news que estão sendo lançadas diariamente. Esse prêmio mostra a força do Comprova e o Jornal O DIA está atento a essa nova realidade", afirma.
Sobre o Comprova
O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 41 veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 que foram compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.