Queda de aviãoDIVULGAÇÃO

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostram os pescadores antes do acidente que matou 14 pessoas, em Barcelos, município do Amazonas, no sábado, 16. Nele é possível ver não só o momento do embarque como parte da confraternização durante o voo do Embraer EMB-110 Bandeirante, da ManausAerotáxi.
Nos primeiros minutos da filmagem é possível ver boa parte dos passageiros seguindo em direção ao avião e o piloto Leandro Souza, também morto no acidente, checando as últimas informações antes de levantar voo. 
Diretor da GJB Engenharia e Empreendimentos Ltda, Guilherme Boaventura Rabelo é visto em clima animado e afirmando que "ligaria para a mulher" antes de decolar. O cirurgião-geral Roland Montenegro Costa, considerado um dos pioneiros do transplante em Brasília, também estava entre os turistas. 
Dentro do avião, as brincadeiras continuam e os passageiros, todos homens e brasileiros, mostram animação com a viagem apesar de se referirem a aeronave como uma "uma lata de sardinha”, em referência ao tamanho dela, e um "forno quente", devido ao calor dentro da estrutura. O grupo ia em direção ao Alto Rio Negro para pescar e aproveitar a região, conhecida pelo ecoturismo.
Tempo ruim
Segundo as autoridades locais, tanto o aeroporto como o avião estavam regulares e podiam operar normalmente. No entanto, uma chuva intensa atingia a região no momento da viagem, o que havia motivado duas aeronaves a desistirem do pouso e retornar a Manaus pouco antes.
"Os dois tripulantes e os 12 passageiros estavam indo pescar esportivamente em Barcelos. O tempo estava muito ruim. Na tentativa de pousar, aconteceu essa tragédia. Eram turistas brasileiros", disse o prefeito de Barcelos, Edson Mendes (MDB), ao Estadão
A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para investigar os motivos do acidente. Já os corpos foram levados para um ginásio perto do local da queda, em Barcelos, e depois transferidos para o IML de Manaus para serem submetidos a exames periciais para identificação formal.  
Em nota, a ManausAerotáxi, empresa proprietária da aeronave disse lamentar "profundamente" o caso e que estará disponível a "prestar todas as informações necessárias".
"A segurança dos passageiros e tripulação é sempre a prioridade da Manaus Aerotáxi, por isso estamos certos que a aeronave e tripulação envolvida no sinistro atendiam a todas as exigências da autoridade de aviação civil necessárias à aeronavegabilidade, e estamos comprometidos em esclarecer todos os detalhes relacionados a este acidente. Estaremos disponíveis para prestar todas as informações necessárias e atualizações à medida que a investigação avançar. Nossos pensamentos e orações estão com todos os afetados por este trágico ocorrido", afirma a companhia aérea.