Paulo Gonet, Lula e Flávio DinoRicardo Stucket/PR

Brasília - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, nesta segunda-feira, 27, as indicações do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República. Os convites foram feitos durante reunião no final da manhã desta segunda-feira no Palácio da Alvorada.
De acordo com as redes sociais do petista, as indicações já foram encaminhadas ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. 
Flávio Dino agradeceu a indicação e prometeu que irá dialogar "em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras".
O nome de Paulo Gonet foi escolhido por Lula fora da lista tríplice, que foi respeitada pelos outros governos petistas. Após a indicação, Gonet agradeceu. "Fui recebido agora e o indicado pelo presidente Lula, muito para a minha honra e responsabilidade. Agradeço a confiança do presidente e espero contar agora com a confiança também dos senadores da República", disse.
Os indicados passam por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que também emite votos sobre as nomeações. É necessário que os nomes sejam aprovados pelo plenário do Senado, obtendo pelo menos 41 votos favoráveis. Se o Senado aprovar os nomes de Dino e Gonet, caberá ao STF e à PGR definir a data das posses.