Bloqueio em rua do Centro Histórico de Porto AlegreReprodução / Internet

A Prefeitura de Porto Alegre bloqueou todos os acessos ao Centro Histórico na manhã desta sexta-feira (3) devido à cheia do Rio Guaíba. A cidade está assolada em decorrência das chuvas que assolam o estado desde o início da semana. A medida foi anunciada em uma postagem na rede social X (antigo Twitter), que também solicitava à população que se retirasse da localidade. 
A região foi tomada pela água após o rompimento de Casa de Bombas, sistema responsável por devolver as águas da chuva ao Rio Guaíba. Os temporais nas cidades gaúchas já deixaram 37 mortos, 56 feridos e ao menos 74 pessoas desaparecidas.
No comunicado, emitido às 10h, a prefeitura da capital informou que até, o momento, cerca de 43 ocorrências estavam em aberto, sendo 26 bloqueios totais de vias e nove parciais. Devido aos alagamentos, 418 pessoas estão sendo acolhidas em abrigos temporários.
Ainda de acordo com o post, o Centro de Saúde Santa Marta, localizado no Centro Histórico, seria fechado às 11h e os móveis e equipamentos de informática do térreo foram levados para os andares superiores do prédio. Outras quatro unidades - Domênico Feoli, Ilha da Pintada, Ilha do Pavão e Ilha dos Marinheiros - não abriram nesta sexta-feira (3).
A pasta ressaltou que o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) segue monitorando "monitorando o impacto da situação nos serviços municipais".
Chuvas castigam o estado
 Os temporais que castigam o Rio Grande do Sul já deixaram 34 mortos, 56 feridos e ao menos 74 pessoas desaparecidas. A situação crítica levou o  governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a  declarar estado de calamidade pública após 134 municípios gaúchos terem sido afetados pelas chuvas intensas. O decreto permanecerá em vigor por 180 dias.
Saúde envia ajuda 
O Ministério da Saúde confirmou a mobilização de 60 profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo Hospitalar Conceição (GhC) para dar assistência à população gaúcha afetada pelos temporais que assolam a região.
Em nota, a pasta informou ter enviado ao estado 20 kits emergência, compostos por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos cada, incluindo luvas, seringas e ataduras. O material é suficiente para atender até 30 mil pessoas por um período de 30 dias.
Doações
Diante da situação de calamidade pública enfrentada no Estado, o governo gaúcho reativou o canal de doações para a conta "SOS Rio Grande do Sul" para receber doações via Pix que serão revertidas a donativos para as vítimas.
O Governo do Rio Grande do Sul e a Defesa Civil divulgaram duas maneiras de receber as doações:
- Centro Logístico da Defesa Civil Estadual
- Endereço: avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre
- Telefone: (51) 3210 4255.
Pix para a conta SOS Rio Grande do Sul
- Chave - CNPJ: 92.958.800/0001-38
- Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Atenção: quando realizar a operação, é necessário confirmar que o nome da conta que aparece é "SOS Rio Grande do Sul" e que o banco é o Banrisul.