Atividades nas universidades federais serão normalizadas até 3 de julhoFabio Rodrigues-Pozzembom/Agência Brasil
Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o encerramento da greve se inicia nesta segunda-feira, 24, devendo se consolidar plenamente até 3 de julho.
“Reunido em Brasília neste fim de semana, o Comando Nacional de Greve informa que, finalizada a sistematização dos resultados deliberados nas assembleias da base nos estados entre os dias 17 e 21 de junho, a categoria docente definiu pela assinatura do termo de acordo apresentado pelo governo, a ser realizada em 26 de junho, bem como pela saída unificada da greve a partir de tal data, até 3 de julho”, informou, em nota, o Andes.
Avanços
O Andes acrescentou que a greve “alcançou seu limite e que estamos no momento de seguir a luta por outras frentes”, acrescentou.
A proposta apresentada pelo governo — acatada pelo Comando Nacional de Greve — foi a de reajuste zero em 2024, devido às limitações orçamentárias. Para compensar, foi oferecida uma elevação do reajuste linear, até 2026, de 9,2% para 12,8%, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.