Logotipo do banco WiseReprodução

Rio - O banco Wise fechou, nesta sexta-feira (20), contas de clientes brasileiros residentes na Europa sem qualquer prévio aviso ou justificação. Quem tentou acesso pelo aplicativo constatou que sequer podia mais dispor dos recursos lá depositados. A empresa, que até 2021 se chamava TransferWise, funciona como uma corretora de câmbio online, oferecendo também uma conta digital multimoeda e um cartão internacional aos clientes.
O Dia ouviu clientes afetados pelo encerramento das contas. As pessoas afirmaram que o Wise dificulta o acesso ao valor que estava investido. Aos clientes, o banco afirmou que o dinheiro será devolvido no prazo de 60 dias úteis.
Em uma mensagem apresentada pelo aplicativo, o Wise informa que não pode dizer a razão dos bloqueios e que as possíveis contestações serão analisadas. "Não podemos compartilhar o motivo específico pelo qual estamos desativando a sua conta. Como uma instituição financeira regulamentada, há informações limitadas que podemos compartilhar quando desativamos uma conta", diz o banco.
Em nota, o banco afirma que as desativações são pontuais. "Estamos operando normalmente. Desativações são ações pontuais, que acontecem por diferentes razões, entre elas o uso indevido da conta de acordo com nosso Termos de Uso e Política de Uso Aceitável em cada região. Qualquer dúvida, o cliente pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente em Português, disponível 24h por dia, todos os dias da semana: 0800 878 1204"
Reclamações

O Banco Wise tem mais de 8.400 denúncias no portal Reclame Aqui, com 99.5% delas respondidas pela empresa. Além das reclamações sobre o fechamento das contas sem justificativa, a maioria está relacionada ao problema "não recebi", que é quando o banco não envia a transferência para uma conta de destino.