Colgate afirma que mudança na fórmula é segura e eficaz Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da venda da pasta de dente Colgate Clean Mint no país, depois de consumidores reclamarem de efeitos adversos. A medida, publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira, 27, ficará em vigor até a conclusão das análises do órgão sobre os possíveis riscos à saúde. Dependendo dos resultados, produto poderá ter comercialização suspensa definitivamente.
Segundo a Anvisa, foram registradas oito notificações envolvendo 13 casos de "eventos adversos" com a pasta foram registrados entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025. A fórmula do creme dental Clean Mint sofreu mudanças. Enquanto a versão anterior tinha fluoreto de sódio, a nova utiliza fluoreto de estanho. 
Entre os sintomas relatados pelos consumidores, estão: o inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral; a sensação de ardência e dormência nos lábios e na boca; boca seca; gengiva irritada e vermelhidão.
Após a repercussão, empresa disse que a mudança na fórmula é resultado de mais de dez anos de pesquisa e desenvolvimento, sendo, então, considerada segura e eficaz. Porém, a Colgate reconheceu que há a possibilidade de poucas pessoas apresentarem sensibilidade aos ingredientes. Nesses casos, ela indicou somente interromper o uso. 
Em nota, a Colgate se manifestou sobre o caso. 
"A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não se aplica a nenhuma outra variante da nova linha de cremes dentais Colgate Total. A referida medida é preventiva e temporária e objetiva confirmar a segurança do produto, e não ordena o seu recolhimento do mercado.

A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto.

É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores.

Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores. E nosso compromisso é manter estreita comunicação sobre o tema. Apenas como medida preventiva, caso você tenha amostras disponíveis, sugerimos que temporariamente estas deixem de ser repassadas aos pacientes.

Estamos à disposição da população por meio de nosso canal de atendimento 0800 703 7722 e temos um canal exclusivo para Dentistas no 0800 703 9366."