Santa Catarina - Um passeio de balão em Praia Grande, no sul de Santa Catarina, acabou em tragédia na manhã deste sábado (21). Isso porque a estrutura pegou fogo e caiu com 21 pessoas no voo.
Às 9h11 da manhã, o Corpo de Bombeiros informou que iria atender a ocorrência de um "acidente envolvendo queda balão" na Base de Lançamento de Balões da cidade.
Informações preliminares dos militares confirmaram quatro mortes. Às 11h, o governador Jorginho Mello (PL) disse em sua conta na rede social X que havia 21 pessoas a bordo, das quais oito morreram e 13 sobreviveram.
"Nossas equipes seguem prestando todo apoio necessário às famílias e vítimas", disse o político.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento da queda. Após a parte de cima ser consumida pelas chamas, a cesta caiu em alta velocidade em direção ao solo.
Balão com mais de 20 pessoas cai em Praia Grande, no sul de Santa Catarina.
Praia Grande ganhou fama pelos passeios de balão sobre os diversos cânions da região.
Delegado afirma que sobreviventes conseguiram pular
As oito pessoas que morreram na queda do balão não conseguiram saltar no início do incêndio, segundo Tiago Luiz Lemos, responsável pela delegacia de Praia Grande, onde aconteceu a tragédia. Em relato no qual detalha o depoimento do piloto, ainda não identificado, Lemos diz que as chamas começaram no cesto do balão por conta de um maçarico.
Ao perceber o início do incêndio, o piloto teria conseguido baixar o balão. Ao se aproximar do solo, segundo o relato, ele ordenou que as pessoas pulassem e saltou do balão com elas. Treze pessoas sobreviveram ao acidente.
Algumas, porém, não conseguiram deixar a aeronave que, mais leve, alçou voo. No ar, quatro pessoas pularam e quatro morreram carbonizadas.
Queda no interior de São Paulo
Um balão com 33 pessoas caiu e deixou uma mulher morta na cidade de Capela do Alto, no interior paulista, no dia 15 deste mês. De acordo com a SSP, a queda ocorreu por volta das 7h50. A vítima, identificada como Juliana Alves Prado Pereira, de 27 anos, chegou a ser socorrida e levada a um hospital em Sorocaba (SP), mas não resistiu aos ferimentos. Os passageiros receberam os primeiros socorros da Guarda Civil Municipal ainda no local do acidente.
Juliana estava no passeio com o marido, Leandro de Aquino Pereira, com quem comemorava o Dia dos Namorados. Era psicóloga e natural de Pouso Alegre (MG).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.