Publicação da embaixada dos EUA no Brasil Reprodução/redes sociais

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil utilizou uas redes sociais para publicar uma mensagem, com um tom sarcástico, contra a imigração ilegal fazendo uma alusão ao personagem fictício do filme E.T, de 1982, nesta quarta-feira (23).
Na publicação, em português e com a marca do Departamento de Estado (órgão equivalente ao Ministério das Relações Exteriores), é exibida uma imagem com referência do filme de ficção científica orientando imigrantes em situação ilegal a deixar o país.
A mensagem cita o aplicativo CBP Home, que presta assistência para autodeportações voluntárias:
"Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem", escreveu.
A publicação foi alvo de ironias nos comentários, com pessoas dizendo que 'não acreditavam' que se tratava de algo oficial.
O aplicativo CBP Home foi criado pelo governo Trump para facilitar a deportação voluntária. As pessoas que quiserem sair do país evitando a prisão e uma tensão maior com a fiscalização, podem se inscrever e passam, segundo os EUA, por uma forma mais tranquila de sair legalmente.
O governo norte-americano ainda afirma que os imigrantes que saírem desse jeito terão portas abertas para retornarem de forma legal.
Desde que voltou a assumir a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump tem cada vez mais endurecido as políticas contra imigrantes ilegais no país. Em publicação com mensagem semelhante, a embaixada chegou a afirmar que o visto por cidadãos estrangeiros é um privilégio, não um direito.