Além da comercialização e importação, também ficam proibidas a fabricação, distribuição, propaganda e uso do produtoReprodução da internet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização do azeite de oliva da marca Los Nobles. A informação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (16).
Na internet, o produto é apresentado como argentino. De acordo com a Anvisa, porém, o azeite é considerado clandestino e não possui aprovação da Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia da Argentina (Anmat) para os lotes do produto "azeite de oliva".
Além da comercialização e importação, também ficam proibidas a fabricação, distribuição, propaganda e uso do produto.
Além da Los Nobles, o governo federal, por meio de ações da Anvisa e do Ministério da Agricultura, já proibiu outras 20 marcas de azeite desde o início do ano.
A agência também proibiu a comercialização da cápsula emagrecedora Zempyc, da empresa Preço Justo Gestão Empresarial; Kit-Fit-Turbo, da empresa GVL Indústria de Suplementos Alimentares, e Lyrium Air Desinfetante, da empresa Live Max Industria e Comercio.
O produto Zempyc (natural-mega concentrado 730mg - 120 cápsulas) teve todos os lotes proibidos. O rótulo informa que o suplemento é fabricado pela Sorocaps Indústria Farmacêutica e distribuído pela Preço Justo. Mas a Sorocaps declara não ter localizado, em seus controles internos, nenhum produto com a denominação Zempyc.

Por isso, a agência afirmou que o produto é de origem desconhecida, tem composição não conhecida e denominação irregular. Propagandas irregulares informam que ele acelera a queima de gordura, reduz o apetite, acelera o metabolismo, energia e disposição e tem fórmula 100% natural, de acordo com a Anvisa.
O alimento Kit-Fit-Turbo foi proibido devido à "composição desconhecida, o relato de efeitos adversos graves (taquicardia, desconforto torácico do tipo compressivo, epigastralgia, náuseas, vômitos e diarreias) e veiculação de alegação com propriedade terapêuticas e/ou medicamentos funcionais e/ou de saúde não aprovadas — emagrecimento".
Segundo a Anvisa, o Kit-Fit-Turbo é um produto cuja denominação sugere, de forma implícita ou explícita, essas alegações.
Já o Lyrium Air Desinfetante foi proibido por não haver registro do produto. Em nota, a Live Max Industria e Comercio afirmou que "havia tratativas comerciais com a empresa MMFB Carneiro Comercial Ltda para a eventual produção de produtos como água sanitária, desinfetante, flotador e lava-louças. Desde o início, foi informado à MMFB que qualquer negociação estaria condicionada à obtenção prévia das autorizações e licenças exigidas pelos órgãos competentes".
"A Live Max, ciente de suas obrigações legais, iniciou os procedimentos de notificação junto à ANVISA. Até o momento, os produtos água sanitária e lava-louças foram devidamente notificados, enquanto desinfetante e flotador ainda aguardam deferimento. Importante destacar que não houve qualquer venda ou fornecimento de produtos à MMFB, tampouco autorização para uso da marca, rótulos ou identidade visual da Live Max. Os produtos comercializados pela MMFB com rótulos que fazem referência à Live Max são falsificações, e o conteúdo das embalagens não foi fabricado pela empresa", disse.

"A MMFB utilizou indevidamente dados da Live Max e de seu responsável técnico para confeccionar rótulos, induzindo o público a acreditar em uma relação comercial inexistente", acrescentou.

Além disso, a Anvisa vetou  a propaganda do produto "Oh A Água Azul", "Oh A Água Verde" e "Oh A Água Rosa", da empresa DF&M Alimentos. Eles contêm alegações de propriedades medicamentosas ou terapêuticas, incluindo a afirmação de que o produto "hidrata 10 vezes mais".
A reportagem entrou em contato com as empresas citadas, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Dicas ao comprar azeite

O azeite está entre os produtos alimentares mais fraudados do mundo. Para evitar ser enganado na hora da compra, tome alguns cuidados:

- Desconfie sempre de preços abaixo da média;

- Se possível, verifique se a empresa está registrada no ministério;

- Confira a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa;

- Não compre azeite a granel;

- Fique atento à data de validade e aos ingredientes contidos;

- Opte por produtos com a data de envase mais recente.