Esther Dweck participou do programa 'Bom Dia, Ministra' nesta quarta-feira (1º)Joédson Alves / Agência Brasil
Cartão Nacional de Saúde com CPF pode ser emitido no 'Meu SUS Digital'; ministra explica vantagens
Medida pode trazer mais simplicidade ao atendimento
O Cartão Nacional de Saúde com CPF já pode ser emitido através do aplicativo "Meu SUS Digital". A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, falou sobre a novidade no programa "Bom Dia, Ministra", no Canal Gov, no Youtube, desta quarta-feira (1º).
A ministra afirmou que o novo cartão é fundamental para tornar mais simples e seguro o atendimento dos brasileiros que vão a uma unidade de saúde ligada ao SUS.
"O SUS, por sua natureza, atende a todos que vão a uma unidade e precisam de atendimento. Seja alguém sem documentos, seja um estrangeiro, essa é a forma que o nosso SUS funciona. No entanto, muitas pessoas perdiam o cartão faziam do SUS e faziam sempre um novo cartão a cada vez que precisassem de um novo atendimento", disse.
"Agora, com este modelo, será possível saber, através do CPF da pessoa, quais são os exames já feitos pelo paciente, quais são os diagnósticos, tudo fica ali e não mais perdido", completou.
A medida está prevista na Lei nº 14.534/2023 e faz parte de uma ampla agenda de modernização do Estado realizada pelo ministério.
Rio é o estado com mais candidatos na segunda edição do CPNU
São mais de 760 mil inscrições confirmadas em todas as regiões do país para concorrer às 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades do Executivo Federal. As provas serão aplicadas em 228 cidades no próximo domingo (5), alcançando pessoas inscritas em 4.951 municípios de todas as regiões. Os inscritos já podem conferir o local de prova por meio do site da Fundação Getulio Vargas.
As regiões Sudeste (247.838 inscritos) e Nordeste (229.436) concentram o maior contingente de participantes, seguidas por Centro-Oeste (150.870), Norte (84.651) e Sul (48.733). O Rio de Janeiro é o estado (incluindo o DF) com mais inscrições, veja a lista:
Rio de Janeiro - 108 mil
Distrito Federal - 102 mil
São Paulo - 77 mil
Bahia - 65 mil
Minas Gerais - 51 mil
Em resposta ao DIA sobre o destaque do RJ, a ministra afirmou que "o Rio tem muita tradição quando se trata de concursos públicos por ter sido capital do país por muito tempo. Tem também muitos órgãos públicos federais no estado. Isso tudo coloca o Rio em destaque neste quesito".
Carteira de Identidade Nacional
Outra peça-chave na transformação digital em curso é a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que também usa o CPF como número único nacional. A emissão do documento de identificação agora tem padrão nacional para todas as unidades da federação.
A CIN já está nas mãos de 31,5 milhões de pessoas. Os estados do Piauí (38,40%), Acre (28,08%), Alagoas (24,68%), Mato Grosso (24,46%), Sergipe (23,41%) Rio Grande do Sul (22,50%), Santa Catarina (22,10%) e Distrito Federal (20,61%) foram os que mais emitiram a nova carteira proporcionalmente. A emissão é gratuita.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.