O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou, nesta sexta-feira (3), problemas em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) durante uma viagem no Pará.
"Eu fui pegar o avião para ilha do Marajó e teve um problema no motor do avião, um avião caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter dito um problema quando eu tivesse no ar. E teve quando eu estava em terra, nós tivemos que descer do avião com medo que o avião pegasse fogo. Fomos num avião Brasília. Eu fui de noite agradecer a Nossa Senhora de Nazaré", disse em entrevista à TV Liberal.
Há um ano, após problemas técnicos durante uma viagem, Lula falou em comprar "alguns aviões" para o transporte de autoridades políticas em viagens oficiais pelo país.
Em 1º de outubro de 2024, Lula embarcou na aeronave presidencial com destino ao México. Após a decolagem, o avião começou a apresentar problemas técnicos. A aeronave precisou sobrevoar o espaço aéreo mexicano por mais de cinco horas, a fim de gastar combustível para a realização de um pouso de emergência.
O pouso foi realizado na Cidade do México, capital do país, e a comitiva com o presidente mudou de aeronave. O petista descreveu a turbulência como "uma lição" para a aquisição de uma nova frota de veículos aéreos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.