Município de Rio Bonito do Iguaçu ficou destruído após tornadoJonathan Campos/AEN

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, neste sábado (8). A decisão foi tomada após um tornado atingir, nesta sexta-feira (7), cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município, provocando seis mortes até o momento.
“Desde o início dos primeiros casos relatados pela população, a gente já começou a movimentar as equipes do interior e também da capital, principalmente para atender a população desabrigada. Agora estamos aqui para fazer o levantamento local da infraestrutura atingida. Como cerca de 90% da cidade foi afetada, decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos”, afirmou o governador, que está no local.
O decreto de calamidade pública é uma medida administrativa que reconhece oficialmente a gravidade da situação em um município ou região. Ele permite que o governo estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. O objetivo é acelerar a resposta às situações de desastre e dar suporte mais rápido à população atingida.
No fim da noite desta sexta-feira (7), o Governo Federal anunciou o envio de ajuda humanitária e equipes de apoio para reconstrução das regiões afetadas pelo tornado. A declaração foi feita pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.