Um homem, de 40 anos, morreu após um guindaste, que estava sendo utilizado para içar uma árvore de Natal, desabar. O caso aconteceu neste domingo (23) em Manaus, capital amazonense.
O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para o acidente. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento da queda, que se deu no Largo de São Sebastião, no Centro. Confira:
Ano passado: a árvore pegou fogo
2025: caminhão tomba com a árvore
É, parece que alguém jogou alguma coisa contra a Árvore de Natal do Largo São Sebastião, de Manaus... pic.twitter.com/GPFDL7M278
Antônio Paulo Rodrigues de Souza, que morreu na hora da queda, já fazia a mesma espécie de serviço há pelo menos três anos. Em 2022, ele gravou um vídeo no mesmo tipo de estrutura.
Antônio Paulo Rodrigues de Souza morreu em acidente com guindaste no AmazonasReprodução
Outras três vítimas, uma com a perna quebrada e outras duas com escoriações, foram levadas para o Hospital e Pronto-Socorro 28 De Agosto.
No vídeo, é possível ver o homem que estava dirigindo um guindaste escapando do equipamento durante a queda. Ele estava vestido de Papai Noel.
Homem escapa de guindaste durante desabamento em ManausReprodução
Empresa possuía documentação para o serviço
Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, as primeiras informações apontam para a possibilidade de falha operacional como causa do acidente.
O órgão também ressaltou que a empresa contratada apresentou a documentação exigida para este tipo de operação. O material será entregue aos órgãos competentes.
O governador Wilson Lima (União Brasil) lamentou o ocorrido nas redes sociais. Ele também disse que determinou "a apuração rigorosa das circunstâncias do ocorrido. Nosso compromisso é garantir segurança, respeito e cuidado com cada trabalhador e com a população". A Polícia Civil investiga o caso.
Lamento profundamente o acidente ocorrido durante a montagem da árvore de Natal no Largo de São Sebastião. Minha solidariedade e minhas orações estão com as famílias das vítimas - que trabalhavam na montagem, que estão recebendo toda a assistência do Governo do Amazonas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.