Defesa Civil recebeu 57 chamados para queda de árvores na Grande São PauloX (antigo Twitter)/Reprodução

São Paulo - A forte ventania que atinge São Paulo nesta quarta-feira, 10, derrubou até a decoração de Natal da Avenida Paulista. O Papai Noel foi nocauteado pelo vento e tombou.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirmou que, por questões de segurança, suspendeu os eventos do Natal Iluminado e fechou todos os parques municipais nesta quarta-feira, 10. A medida segue protocolos para situações de eventos climáticos extremos.

Dentre as atrações canceladas está o espetáculo de luzes da árvore do Ibirapuera e o show no lago — animações e mensagens diárias transmitidas por meio das águas do lago do Parque Ibirapuera.

A previsão é de que os parques sejam reabertos nesta quinta-feira, 11. No entanto, a retomada do funcionamento poderá ser reavaliada caso novas rajadas intensas sejam registradas na cidade.

O vendaval fechou ao menos 12 parques urbanos da capital paulista e da Região Metropolitana de São Paulo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Diretoria de Parques Urbanos.

De acordo com a secretaria, a medida tem caráter preventivo e foi adotada para garantir a segurança e integridade de visitantes, trabalhadores e da biodiversidade, uma vez que condições climáticas severas aumentam o risco de acidentes, queda de árvores e instabilidade em trilhas.

Impactos das rajadas de vento

Até o momento, de acordo com a Defesa Civil do Estado, já foram registrados 57 chamados para quedas de árvores na Grande São Paulo. Os ventos já passam de 80 km/h na capital e há registro de falta de luz.

A Enel Distribuição São Paulo informa que a área de concessão segue sendo afetada por fortes rajadas de vento desde a madrugada, com a entrada do ciclone extratropical pelo Sul do País.
“Por causa dos ventos, em alguns pontos a rede elétrica é atingida por objetos e galhos, o que prejudica o fornecimento, além da queda de árvores. Hoje [quarta-feira], em São Paulo, a velocidade dos ventos chegou a 96,3 km/h, segundo a Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros informou ter recebido 514 chamados para queda de árvores na manhã de hoje”, informou a concessionária por meio de nota.
De acordo com a distribuidora, foram mobilizadas 1,3 mil equipes para restabelecer o fornecimento das unidades atendidas pela concessionária.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para fortes rajadas de ventos no final da manhã desta quarta-feira (10).

“Ontem [terça-feira] o destaque foi para fortes chuvas. Hoje [quarta-feira] o destaque é para as fortes rajadas de vento que atingem todo o estado de São Paulo”, informou a Defesa Civil nas redes sociais.

Os avisos estão sendo reiterados pelas redes sociais e canais de comunicação da Defesa Civil desde o início da semana, quando o ciclone extratropical avançou na região.

O órgão divulgou nas redes sociais ocorrências de queda de árvores nos municípios de Vera Cruz, Guareí, Ribeirão Bonito, Caieiras Ferraz de Vasconcelos, Araçatuba, Matão, Redenção da Serra, Vargem Grande Paulista, Fernandópolis, Osasco, Guaratinguetá, Botucatu, Santa Cruz do Rio Pardo, Elisiário, Ibaté, Biritiba, Guapiara, Oscar Bressane e Barra Bonita.

Butantan
O Instituto Butantan, centro de produção de imunobiológicos ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, divulgou nota informando o fechamento do Parque de Ciência em virtude das fortes rajadas de vento.
Hospital São Paulo
O Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na zona sul da capital paulista também foi afetado e opera parcialmente, nesta quarta, por conta da falta de energia provocada pelos fortes ventos que atingiram a cidade.
Segundo o Hospital, dois ambulatórios do complexo hospitalar, ambos na Vila Clementino, funcionam com restrições. As demais áreas seguem com operação normal.

Ainda de acordo com a instituição, pacientes que não conseguirem ser atendidos terão as consultas ambulatoriais reagendadas. Equipes da Enel Distribuição São Paulo foram acionadas em regime de urgência e já atuam no local. A empresa informou que a área de concessão foi afetada por fortes rajadas de vento ainda na madrugada.