Pesquisa científica é o caminho para encontrar cura da covid-19 e outras doenças. Michel Monteiro
Por Nuno Vasconcellos
Publicado 20/04/2021 05:00
Um segredo começa a ser desvendado. Não se divulgou antes por causa das cláusulas de confidencialidade entre a prefeitura de Campos, a Santa Casa de Misericórdia e o Instituto Galzu. A Anvisa liberou o início da fase 3 de testes em humanos de um medicamento que pode combater a Covid-19 de forma eficaz. A fórmula já passou com sucesso e segurança pelas fases 1 e 2. O estudo com o medicamento Azvudine começou a ser desenvolvido em 2008 para o tratamento do HIV, e quando do surgimento da Covid no final de 2019, a equipe usou o mesmo princípio ativo e teria funcionado para infectados de Covid, segundo os pesquisadores envolvidos no trabalho.

AINDA EM FASE DE PESQUISA

Um artigo, publicado na Revista Nature, revista científica britânica, com o título: "Azvudine (FNC): um candidato clínico promissor para tratamento da Covid-19", já aponta a eficácia do medicamento levando esperança para os pacientes acometidos pela doença. Para o estudo, os agentes irão até os hospitais onde estão internados pacientes com Covid para identificá-los e convidá-los para o estudo e será feita a coleta de exames e elegibilidade àqueles que aceitarem. Em seguida, serão transferidos para a Santa Casa de Misericórdia, onde serão acompanhados pela equipe do estudo. O uso do medicamento apresenta efeitos colaterais leves, como febre, dor de cabeça, tonturas, vômitos, náuseas e diarreia. Para participar da fase 3 do estudo, os pacientes contaminados pela Covid-19 são convidados e só participam os que aceitarem. Nunca é demais informar que as formas de prevenção da Covid-19 são a vacinação, que ainda não chega em doses suficientes para toda população, e o isolamento social, evitando assim o contágio. Também, recomenda-se o uso da máscara facial, uso de álcool 70% e o distanciamento entre as pessoas. 
Novas prioridades
Publicidade
Cidadania na veia
Dois jovens estudantes de Engenharia da Politécnica da UFRJ, Francisco Victer e Yan Monteiro, fundadores da iniciativa "Engenheiro da Cidade", se dedicam a criar projetos de melhoria para o poder público do Rio fazer intervenções. Um dos mais bem sucedidos é o da reforma do Parque Marcelo de Ipanema, na Ilha do Governador, que foi criado 1995, que está atualmente totalmente abandonado. 
Leia mais