Pedro DuarteFoto Divulgação

Quem mora no Rio sabe bem o que é enfrentar o caos das estradas para sair ou chegar à cidade. Um dos maiores desafios refere-se justamente à BR-040, que tem o trecho final conhecido como Rodovia Washington Luís e é uma importante ligação entre Rio e Juiz de Fora, passando por cidades estratégicas, a exemplo de Petrópolis. Felizmente, uma nova concessão promete mudar essa realidade, melhorando o dia a dia dos cariocas, fluminenses e de quem visita nossa cidade.
A BR-040 configura um dos principais corredores de transporte do país, mas atualmente enfrenta problemas sérios: manutenção precária, sinalização inadequada, insegurança e obras inacabadas. Quem passa pela via sabe bem do que estamos falando. As pistas estreitas e mal conservadas tornam a viagem perigosa, com alto risco de acidentes.
A nova concessão, anunciada recentemente, prevê investimentos de R$ 5 bilhões, além de mais R$ 3 bilhões para operação e manutenção. Entre as melhorias, está a conclusão da Nova Subida da Serra. Segundo a Firjan, o atraso dessa obra já causou prejuízos de R$ 1,5 bilhão, considerando impactos logísticos e sociais, além de um número elevado de acidentes que poderiam ter sido evitados.
Estes novos investimentos preveem túneis modernos e seguros, além da implantação do sistema free-flow no pedágio de Xerém, que permitirá cobrança sem a necessidade de paradas, reduzindo congestionamentos e trazendo a rodovia para padrões alcançados pelos países mais desenvolvidos do mundo.
Essas mudanças significam viagens mais rápidas, seguras e confortáveis para os motoristas, além de mais segurança para quem depende dessa rodovia diariamente. Não é só uma questão de comodidade: a BR-040 é crucial para o desenvolvimento econômico do Rio e Minas Gerais.
Empresas dependem dessa via para transportar mercadorias, turistas usam a estrada para visitar nossas cidades históricas e serranas, e moradores da Baixada Fluminense precisam dela para trabalhar no centro da cidade. De acordo com a Firjan, mais de 60% do PIB nacional passa por rodovias como a BR-040, o que reforça ainda mais a importância econômica dessa concessão.
A realidade atual, com trechos precários e sinalização inadequada, precisa ser deixada para trás. O projeto de concessão traz uma gestão mais profissional, com metas claras e prazos definidos. A empresa vencedora será responsável não apenas pela manutenção da rodovia, mas também por investimentos importantes em segurança e infraestrutura.
Claro, a preocupação com o pedágio existe. Mas, segundo os estudos, o valor só poderá aumentar significativamente com a entrega real das melhorias, e o modelo escolhido incentiva que os investimentos sejam entregues de fato. Na ponta, teremos redução dos acidentes e o fortalecimento econômico da região. No mais, espera-se que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) faça o seu papel e fiscalize de perto e com rigor.
Uma BR-040 mais segura e bem cuidada é sinônimo de mais qualidade de vida para os cariocas e fluminenses, e representa mais oportunidades econômicas para o Rio. A nova concessão é uma grande chance para resolvermos problemas históricos e trazermos uma estrada à altura da importância que ela tem para todos nós.