Rotas do Ódio - divulgação
Rotas do Ódiodivulgação
Por BRUNNA CONDINI

Rio - No ar desde 18 de março (segue até o começo de abril), a série 'Rotas do ódio' (Universal Channel) traz à tona os desafios de uma delegacia especializada no combate aos crimes motivados pelo preconceito.

Na nova série, Mayana Neiva - que também interpreta a dona de bordel Leandra em 'O Outro Lado do Paraíso' - vive a protagonista Carolina, uma delegada empenhada em fazer justiça.

"A Carolina luta pra fazer disso uma realidade. Ela comanda operações policiais", conta Mayana. "Nela, tem uma questão forte ligada ao feminino e ao ser humano. É um feminino que se compadece do que há de errado. É muito lindo ver mulheres ocupando lugares de força, de liderança".

Dirigida por Susanna Lira, a série usa como referência o trabalho realizado pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) de São Paulo. A delegada vivida por Mayana se empenha na luta contra esses tipos de crimes. O elenco ainda tem atores como André Bankoff, Antonio Saboia, Pathy Dejesus, Rafael Losso, Michel Joelsas, Renata Peron, Marat Descartes, Naruna Costa, e Eduardo Semerjian.

"A história dela tem a ver com o olhar para o outro, para a diversidade. Mas o olhar com tolerância, com amor", observa a atriz. "Principalmente numa cidade como São Paulo, em que todo mundo quer pertencer a alguma coisa. Acho que 'Rotas' vem tratar deste lugar de acolhimento destas pessoas. O desejo de pertencimento que pode te levar à uma perdição, um lugar de destruição mesmo".

Para dar vida à personagem, a atriz fez pesquisas com profissionais em atividade e chegou a ir em algumas delegacias para entender quais são os maiores desafios.

"Foi uma honra incrível, me emocionei com as pessoas com as quais trabalhamos aqui. Muitas delas sofreram agressões reais. É um trabalho que tem um grau enorme de humanidade. Tem essa urgência mesmo de tocar num assunto, dar voz a quem não tem. Respeito e consciência", diz. "Há crimes que não têm razão de existir. É muito emocionante vivermos num tempo em que podemos falar diretamente com as pessoas que viveram isso. Não estamos apenas criando uma história. Estamos reunindo ficção e realidade e fazendo esses corações baterem juntos. É vida real pulsando", emenda.

Em busca de justiça

A trama da primeira temporada, já toda gravada, desenvolve-se e a partir da investigação da morte de Jaqueline (Pathy Dejesus), uma jovem moradora da periferia. Sua morte é investigada como crime de ódio. Para a delegada Carolina Ramalho Chagas (Mayana Neiva), um dos suspeitos do homicídio pode ser Gustavo Zooter, também conhecido como Jason (André Bankoff), que acumula passagens pela delegacia e lidera uma gangue.

A cada episódio, Carolina desvenda mais uma peça deste intrincado quebra-cabeça, ao lado de seus companheiros, que são a perita criminal Ana Paula Guerra (Naruna Costa), o agente Teodoro Castro (Marat Descartes) e o chefe de operações Julio Pedrazza (Antonio Saboia). A segunda temporada da série já está garantida e vai ao ar em setembro.

 

Você pode gostar
Comentários