Marina Ruy Barbosa - João Miguel Júnior/Globo
Marina Ruy BarbosaJoão Miguel Júnior/Globo
Por Bárbara Saryne*

São Paulo - Não é segredo para ninguém o quanto a Globo investiu no lançamento de sua primeira trama medieval, exibida na faixa das sete, 'Deus Salve o Rei'. As chamadas mostravam Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine juntas em um folhetim, muitos efeitos especiais e um enredo romântico, que tinha tudo para chamar a atenção do público.

Pouco depois da estreia, porém, a superprodução apresentou problemas. Com uma audiência inferior a da antecessora e já criticada 'Pega Pega', o trabalho do autor Daniel Adjafre recebeu interferências. Bruna Marquezine precisou mudar o tom de Catarina, por exemplo. Além, disso, ficou claro que o casal formado por Marina Ruy Barbosa e Romulo Estrela não encantou a maioria.

A trama começou a entrar no eixo só depois de algumas alterações. E, embora fique claro que a expectativa não foi atingida no início, Marina conta que nunca rolou cobrança nos bastidores. O folhetim, segundo ela, é um sucesso, e as pessoas deveriam dar mais atenção aos pontos positivos apresentados pela emissora, autor e elenco.

"Temos uma das melhores audiências dos últimos sete anos. Às vezes, quando chegam essas coisas (notícias negativas) para a gente, a gente ri e diz 'tá bom'. Nós temos orgulho de fazer essa novela, mas o que sempre vende é notícia ruim", lamenta a atriz, que espera reconhecimento internacional pelo trabalho e diz que os bastidores, ao contrário do que pensam, têm um clima bem animado.

"'Deus Salve o Rei' é uma novela diferente, inovadora, tem tudo para fazer sucesso fora do país, receber prêmios. A arte e o figurino são lindos, e o elenco todo está muito feliz. Para a Globo, a audiência também está bacana e tem dia que dá 26, 27 pontos. Isso não é ruim", defende ela.

AMADURECIMENTO

Marina sempre elogiou a personagem que interpreta. No início da novela, inclusive, a atriz chegou a parabenizar Amália por ser uma moça forte e não ter se deslumbrado com o fato de Afonso (Romulo Estrela) ser um príncipe. Na época, ela disse que gostaria de ser a Amália e agora, depois de cinco meses no ar com a personagem, a ruiva se orgulha do quanto as duas evoluíram.

"Eu acho louco e muito bonito. Teve uma cena em que a Amália falou sobre o início da novela, sobre ter ido embora do castelo logo quando soube que o Afonso era príncipe. Ela mesma admitiu que não esperava, que reagiu daquele jeito porque foi pega de surpresa e não teve tempo para pensar", conta.

Nesta semana, Marina sofrerá na pele da plebeia com Catarina (Bruna Marquezine), que planejará a morte da mocinha na fogueira. Ainda assim, a atriz acredita que Amália superará essa afronta, levantará a cabeça e não deixará a coroa cair em 'Deus Salve o Rei'.

"Se a Amália chegar mesmo a assumir o trono, ela será uma rainha por merecimento. Não ter aceitado a coroa naquela época foi bom porque isso fez com que o Afonso tivesse a oportunidade de conviver com o povo para entender como é a vida daquelas pessoas. Hoje, ele pode ser um rei melhor", avalia, sem esconder a admiração que sente por Amália.

Para Marina, os protagonistas de 'Deus Salve o Rei', mesmo estando em outra época, dão importantes lições de vida e isso precisa ser mais valorizado que a própria audiência. "Algumas coisas acontecem nas nossas vidas e na hora a gente não entende o motivo, mas a gente precisa passar por aquilo para que lá na frente a gente entenda e seja melhor. Isso tem a ver com os caminhos de Amália e Afonso. Essa novela me faz refletir bastante", revela.

MORTES E MUDANÇAS NO FOLHETIM

Uma peste ameaçará a vida de vários personagens em 'Deus Salve o Rei'. Essa foi uma alternativa encontrada pela Globo para dar mais agilidade à trama, que acaba em julho. Desde abril, a trama escrita por Daniel Adjafre tem supervisão e intervenção do autor Ricardo Linhares. Tanto que hoje Saulo (João Vithor Oliveira) contrairá uma peste e, antes de morrer, a levará para o reino de Montemor. A doença ceifará também a vida de Martinho (Giulio Lopes), que morre nos braços da filha, Amália (Marina Ruy Barbosa). Na sexta-feira, será a vez de Mandingueira (Rosa Marya Colin) se despedir da trama. Ela será morta por populares depois de um ataque de intolerância religiosa. Amália e Afonso (Romulo Estrela) ficarão arrasados. Na última quinta-feira, foi a vez de Caio Blat gravar a morte do seu personagem, Cássio, que se sacrificará para que Romulo possa fugir da Pedreira de Angór. Também na semana passada quem deu adeus foi Constantino (José Fidalgo). Ele usou um anel envenenado por Catarina (Bruna Marquezine) e agonizou até a morte.

*Correspondente em São Paulo 

Você pode gostar
Comentários