Daniel Rangel - VINICIUS MOCHIZUKI/Divulgação
Daniel RangelVINICIUS MOCHIZUKI/Divulgação
Por Gabriel Sobreira

Rio - Aos 14 anos, Daniel Rangel, que é natural de Campos dos Goytacazes, virou para os pais e disse que se mudaria para o Rio de Janeiro para ser ator. Eles acharam graça, mas não o desencorajaram totalmente. O tempo passou, e a ideia permaneceu. Ele montou uma rede de oito sites sete deles faliram, o único portal que sobrou era dedicado à moda. Atuou empresariando uma amiga e fechando contratos.

Por três anos, Daniel juntou dinheiro para conseguir realizar o sonho de quando era mais novo. E conseguiu. "Era grana suficiente para ficar um ano no Rio, cobrindo alimentação, transporte, fazer CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) e aluguel no Flamengo, na Zona Sul da cidade. Com 17 anos, tive que me emancipar porque tudo precisava de autorização. Foi um processo bem difícil, burocrático", lembra o ator, que atualmente vive Alex, protagonista de 'Malhação: Vidas Brasileiras'.

ILIMITADO

Interpretar o mocinho desejado pelas meninas da novela infantojuvenil da Globo é só mais uma faceta que Daniel pretende mostrar em sua arte. Para ele, viver Alex é uma oportunidade de explorar camadas além das triviais. "Acho que não podemos ficar limitados a rótulos ou ao que querem nos encaixar. Quero sair desse lugar (rostinho bonito), não tem nada de errado ficar ali, mas também quero fazer personagens mais complexos, que não sejam o meu perfil, tipo olhando de cara (a um primeiro olhar)", afirma.

Em 'Malhação: Vidas Brasileiras', por exemplo, Alex (Daniel) já teve bebida batizada e foi parar atrás das grades injustamente acusado de esconder drogas. "Nunca passei por esses tipos de situações que o Alex vive. Mas já tive amigos que garotas colocaram 'boa noite cinderela' na bebida deles e que acordaram sem saber onde estavam. É mais comum do que se pensa. Tem que estar ligado, pois pode acontecer de estar envolvido, acreditando na conversa, sem conhecer a pessoa e quando vê, já foi", alerta. "Meus pais sempre falam para eu ficar atento (risos). Pedem para dirigir com cuidado e tudo mais. É uma proteção que só vou entender quando tiver filhos", analisa ele, que terminou recentemente o namoro com a também atriz Hanna Romanazzi.

SOLTEIRO

"Continuamos amigos e estamos em momentos diferentes. Seguimos torcendo muito um pelo outro", salienta ele, que é bem tranquilo quanto ao tipo de mulher que o interessa. "Não tem nada específico. Não tem que ter isso ou usar aquilo, nem ter olho de tal cor. É química, bater conexão, conversa", garante.

RESPEITO

Na novela. Alex é apaixonado por Maria Alice (Alice Flores), mas vive um conflito de não ter uma relação mais íntima com a amada. Ela esconde um mistério e não fala sobre isso com ninguém, muito menos com o companheiro. Esse segredo acaba sendo um obstáculo a ser transposto na relação dos dois. "A relação deve acontecer se for uma vontade dos dois. Se não está no momento dela, o cara tem que entender. Acho importante falar sobre isso em um produto tão voltado para o público adolescente. Às vezes, o jovem vai na pilha dos amigos, que perguntam: 'e aí, já pegou?'. O homem tem que respeitar a mulher, independentemente do que for. Se ela for virgem ou tiver sido vítima de algum abuso ou não estiver pronta, tem que respeitar o momento dela", defende Rangel, de 22 anos.

CENAS QUENTES

Apesar da pouca idade, antes de 'Malhação', Daniel já foi príncipe ('Novo Mundo', novela de 2017) e fez participações em 'Totalmente Demais' (2015) e 'Êta Mundo Bom!' (2016), todas da Globo. Além de várias peças, ele traz o filme 'Fala Comigo' (2016), de Felipe Sholl, no currículo. "Esse filme me abriu muitas portas. Quando li o roteiro, pensei: 'quero fazer esse filme'. O meu personagem (Guilherme) inicia o filme com namorada e começa a criar o desejo pelo personagem do Tom (Karabachian, que vive Diogo), é um conflito de um garoto", lembra o ator, que protagonizou cenas quentes com o colega de cena. "O clima do elenco, de toda equipe, áudio, caracterização, todo mundo muito unido, foi o melhor possível. Depois, a gente riu horrores, somos humanos", pontua Rangel, que em 'Malhação' reencontrou Karabachian, que vive Tito na novelinha. "Depois do filme viramos amigos, quase irmãos. Quando vimos que estávamos fazendo testes para a mesma 'Malhação', nosso medo era passar um e o outro não. Graças a Deus, os dois passaram. E ainda reencontrei outros amigos na novela como Gabriel Contente, Pally Siqueira e Leonardo Bittencourt", celebra.

FAMA

Atualmente com mais de 195 mil seguidores no Instagram antes da fama ele tinha pouco mais de mil seguidores , o ator lembra de como foi quando suas primeiras cenas em 'Malhação' foram ao ar. "Tomei um susto na primeira semana. O meu personagem vivia um triângulo amoroso, e as torcidas se mostraram muito rápido. Tipo mil comentários no Instagram. Mas entendo o fato de ter curiosidade, eu faço o mesmo com as estrelas das séries 'Westworld' e 'Games of Thrones'", brinca.

Apesar de tudo isso, Rangel afirma que o sucesso nunca subiu à cabeça. "Talvez acontecesse se tivesse me tornado famoso no primeiro ano no Rio, mas foi tudo muito batalhado, com um passo de cada vez, muito planejado", explica Daniel. Para ele, a vivência no teatro ajuda bastante ter os pés no chão. "Todo ator tem que passar pelo teatro. Respeito quem não passou, mas devia conhecer. É transformador, começa a questionar tudo, evolui como pessoa e como ator, não tem deslumbramento. Já vi colegas dando deslumbrada, é triste. Graças a Deus, meus pais sempre estiveram comigo conversando sobre tudo, e sou bem tranquilo", pontua.

Viciado em atuar nos palcos, Daniel Rangel conta que já está de olho em um próximo projeto. "Estou vendo com atores com quem tenho afinidades artísticas e diretores para depois de 'Malhação'. Não consigo ficar muito tempo sem fazer teatro", diz.

Você pode gostar
Comentários