Rodrigo Simas está em cartaz no Rio com a peça 'Prazer, Hamlet'Ronaldo Gutierrez
'O mais desafiador era acreditar em mim', diz Rodrigo Simas sobre peça em cartaz no Rio
Ator faz últimas apresentações de 'Prazer, Hamlet' no Teatro Glaucio Gill: 'Divisor de águas na minha vida'
Rio - Rodrigo Simas, de 31 anos, vive um novo capítulo em sua carreira com o monólogo "Prazer, Hamlet", em cartaz no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Na peça, o ator faz uma releitura do clássico de William Shakespeare escrito no século 16 e conhecido pelo dilema "ser ou não ser, eis a questão". Em entrevista ao DIA, o artista é sincero ao comentar o desafio que encontrou na hora de apresentar seu primeiro espetáculo solo.
"Existe uma pressão, um medo, a solidão mas, ao mesmo tempo, um prazer de ter tido coragem de enfrentar esse desafio. Estar sozinho no palco é lidar com tudo ao mesmo tempo e não dividir essa encenação com ninguém. Uma experiência e tanto", afirma ele, que ainda comemora a oportunidade se apresentar no Rio, onde vive com a namorada, a atriz Agatha Moreira. "É muito bom fazer teatro em casa e principalmente tendo pessoas amadas na plateia", declara.
"Prazer, Hamlet" estreou no início deste mês, com texto e direção de Ciro Barcelos. Ficção e realidade se misturam quando Rodrigo sobe no palco para representar o mesmo impasse que vive fora do tablado. "A peça conta a história de um ator se preparando pra viver Hamlet no dia seguinte. Ou seja, a arte imita a vida e vice-versa. O ator vive o processo que eu me peguei vivendo. Lidando com meus medos e fantasmas, tendo que ter coragem de enfrentar esse desafio. O mais desafiador era acreditar em mim, que eu era capaz de estar no palco sozinho contando essa história", afirma.
"Acredito que essa peça já esteja sendo um divisor de águas na minha vida. Tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. Estou num momento entendendo pra onde quero ir artisticamente. Com esse espetáculo, me sinto botando a cabeça pra fora de uma caixa em que me via limitado", acrescenta ele, que encerrou seu contrato fixo com a TV Globo, depois de 10 anos na emissora. O carioca ficou conhecido como o galã de novelas como "Malhação", "Orgulho e Paixão" e "Salve-Se Quem Puder", mais recentemente, quando contracenou com o irmão, Felipe Simas.
Com questionamentos profundos sobre medo e liberdade, o espetáculo tem figurino assinado por Claudio Tovar e mostra Simas em devoção total ao personagem. Seja tingindo o cabelo para a estreia em São Paulo, ou vestindo nada mais que um cinto de castidade em uma das cenas, ficando seminu na frente da plateia. Para o artista, os limites para a entrega podem variar. "Depende de até onde o ator está disposto a chegar. Cada um é um. Na minha vida, acredito que quanto mais vulnerável e disponível estamos, mais completamente conseguimos vivenciar cada persona", explica.
Enquanto "Prazer, Hamlet" também aborda conflitos relacionados à sexualidade do protagonista, Rodrigo Simas e seu personagem se distanciam neste assunto. No dia em que estreou a temporada carioca, o ator se assumiu bissexual, mas ele deixa claro que a revelação aconteceu de maneira natural, sem ser premeditada. Por outro lado, o artista não esconde o receio que tinha de que fosse resumido a sua orientação depois de mais de 10 anos de carreira na TV e no teatro.
"Já tive (medo) e inclusive lido com alguns traumas a partir disso. Vivemos numa sociedade preconceituosa e, muitas vezes, não conseguimos ser e expressar o que genuinamente somos. Acredito que estamos caminhando para um futuro melhor. Porém, falta muito", opina.
Com planos de seguir em cartaz com o monólogo ao longo de 2023, Rodrigo não vai demorar a retornar para as telinhas brasileiras. Em breve, o galã retoma a parceria com o irmão mais novo na série "As Aventuras de José e Durval", produção original do Globoplay que vai contar a história da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. Além disso, atualmente, o ator grava a série "Vidas Bandidas", do Star+, que ainda tem nomes como Juliana Paes, Tatsu Carvalho e Otávio Müller no elenco.
SERVIÇO - 'Prazer, Hamlet' no Teatro Glaucio Gill
Últimas apresentações nos dias 30 e 31 de março e de 1º a 3 de abril.
Horário: 20h.
Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, s/n - Copacabana
Ingressos a partir de R$ 30, disponíveis no site da Funarj.
Classificação indicativa: 16 anos.








Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.